13/05/2014
Cônsul Peruano participa do lançamento da cartilha
Ednei Rosa
Cerimônia de lançmento da cartilha.
Nesta terça-feira (13) a Profª Jaçy Proença lançou, na câmara Municipal de Cuiabá, a cartilha “Conhecendo Cuiabá - Na ótica da População Negra-Indígena”, o evento contou com a presença do Cônsul Peruano Félix Vazquéz que foi recepcionado pelos vereadores Oséas Machado (PSC), Onofre Junior (PSB), Cido Mendonça (PT), Juca do Guaraná Filho (PTdoB),  Adilson Levante (PSB) e o secretário de cultura do Estado , Fabiano Prates.

O livro já foi lançado no Peru durante o Carnaval Internacional “Integrando Culturas”, em Tacna. Vazquéz   relatou que o material foi aceito de positivamente em seu país e já é considerada uma forma de manter uma comunicação cultural entre Brasil e o Peru.
"Temos uma colônia peruana  significativa no Brasil, ações como está estreita nossas relações educacionais, cultural e turística", diz o cônsul.

Jaçy  fez menção a data comemorada hoje, Abolição da Escravatura, Movimento Abolicionista de libertação dos escravos, data em que a princesa Izabel assinou a Lei Áurea.

"A cartilha conta a história de uma  professora que mostra aos seus  alunos de diversificados grupos étnicos a  cultura de Cuiabá localizada no Estado de Mato Grosso, Centro Geodésico da América Latina sendo à  cidade mais antiga do Oeste brasileiro. Hoje nesta data emblemática celebramos, mesmo em meios às dificuldades, a cultura de negros, índios e brancos misturada em nosso Estado", relata Jacy.

Oséas Machado parabenizou a ação da educadora e mencionou o aumento das mulheres em ações pontuadas em nosso Estado.
"Estreitar a relação de países mostrando  nossa cultura a outros locais, isso é de suma importância não só para capital, bem como para Mato Grosso", pontua Machado.

Agenda do Cônsul:
DIA 13/05/2014
AS 08:00 PARTICIPAÇÃO LANÇAMENTO CARTILHA CONHECENDO CUIABÁ- CÂMARA MUN. DE CUIABÁ
09:00 - Sec. Turismo Jairo Pradela/ SMIEMT.
10H00- Entrevista radio CB
11H30- Almoço Flor ribeirinha
Tarde
13:30 SEC Fabiano Prates
15:00 Governador Silval Barbosa
Jantar Okada (CPA)

DIA 14/05/2014
09:00- Audiência PÚBLICA na Câmara Municipal de Cuiabá SOBRE TURISMO
Almoço a definir (Dep TETE)
13:00- Reunião  com a comunidade Peruana.
16:00- agenda com o Prefeito Mauro Mendes
17:00- FIEMT
Jantar a definir
21:00- Embarque para Porto Velho

Assessoria de Imprensa - Elizangêla Tenório

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Presidente da Câmara homenageia jovens contadores e tem trabalho reconhecido pelos colegas de profissão
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!