15/03/2007
Câmara trabalha no resgate histórico e preservação da cultura regional
Secom CâmaraCbá/Fablício Rodrigues
Exposição de trabalhos feitos com sementes e fibras
A realização de exposições do artesanato, artes plásticas, apresentações culturais marca o início da programação cultural que deverá ser desenvolvida ao longo da 16ª legislatura na Câmara Municipal de Cuiabá por meio da Secretaria Especial de Apoio e Resgate a Cultura.

O trabalho esta inserido no pensamento do presidente da instituição, vereador Lutero Ponce (sem partido) que entende a necessidade de fomentar ações de resgate histórico e preservação das raízes cuiabanas nas áreas ligadas a cultura, música, dança, artes plásticas, música, literatura e artesanato.

A proposta, segundo o Secretário de Cultura, Walmir Leite da Silva, é promover eventos estimulando a participação ampla da sociedade nos diversos segmentos e setores culturais. O saguão de entrada do poder legislativo será foco de exposições com trabalhos manuais, obras de arte etc.

“Queremos envolver toda a comunidade, de todos os setores neste projeto cultural. Parcerias que resultem em benefícios e incentivo à cultura, um local de atração para estudantes, jovens, idosos, artistas e a toda sociedade”, disse o secretário.

No período de 10 a 25 de Abril a Câmara vai inaugurar a exposição de artes plásticas da artista Lara Mantana. O trabalho desenvolvido a partir da reciclagem de arvores tombadas retrata a flora do cerrado, arvores frutíferas como mangueira e caju. É um grito de alerta para a questão da preservação ambiental um tema que interessa a todos.

O ponta pé inicial para a programação é a exposição dos trabalhos desenvolvidos a partir da coleta de sementes e fibras de forma racional que resultam em adornos como colar, pulseira e brinco, enfeites femininos que acompanham a tendência da moda na valorização da cultura regional e preservação do meio ambiente.

O novo espaço dedicado para a cultura, segundo a artesã Eliane Borges agrada os artistas. “A Câmara ao mesmo tempo em que incentiva a cultura regional promove a inclusão social, geração de renda para pessoas que antes não tinham oportunidade de divulgar a produção local”, disse.

Assessria: Secom CâmaraCba/Roseli Cordeiro