20/09/2013
Artigo - Lagoa Encantada por Mário Nadaf
Depois de dois anos de projetos e trabalhos a população da Grande Morada da Serra recebeu no ano de 2009 a Lagoa Encantada, um complexo ambiental construído no entorno da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do CPA III, que passou a receber e tratar todos os dejetos coletados no local.

O projeto custou R$ 2,1 milhões que vieram do Ministério do Turismo, por meio de emenda parlamentar, com contrapartida de 10% do município, além de se transformar num espaço multiuso.

As três lagoas, que antes eram apenas locais de captação de esgoto, passou a ter capacidade para tratar os dejetos, que seriam lançados de forma ambientalmente correta no Córrego Caju e posteriormente no Rio Cuiabá. A ETE atenderia uma população de 50 mil habitantes e teria capacidade para receber até 104 litros por segundo.

Porém, com o descaso do poder público e da concessionária responsável pela manutenção da Lagoa Encantada, a Cab Ambiental, este espaço ficou abandonado, servindo hoje, apenas para abrigo de usuários de drogas, marginais e para “desova” de animais mortos e,pasmem, cadáveres humanos, como já foi, por algumas vezes, constatado pelos próprios moradores, além de nos “premiar” com este insuportável odor que exala das lagoas diuturnamente, sobretudo, quando o sol está a pino.

A restauração, arborização e revitalização da Lagoa Encantada é uma questão, acima de tudo, de saúde e de segurança pública e, portanto, a imediata intervenção do Executivo Municipal para recuperar as três lagoas de tratamento de esgoto e seu entorno é de vital importância para o bem estar e qualidade de vida dos moradores da região, além de virar um excelente cartão postal da nossa querida cidade verde.

E é com esse propósito que nós encampamos essa campanha de revitalização do Complexo da Lagoa Encantada, por entendermos tratar-se de uma questão de utilidade pública, “comprando briga” com a Cab Ambiental que a todo tempo se eximiu da responsabilidade da manutenção, alegando que a sua única responsabilidade seria apenas e tão somente o tratamento do esgoto despejado nas três lagoas de decantação, contudo, nem isso vem sendo feito a contento.

Nossa luta incessante surtiu resultado, tanto que o Poder Público, através do Prefeito Municipal Mauro Mendes, sensibilizado com a situação e preocupado com a questão da sustentabilidade resolveu trazer para si essa responsabilidade e já começou os trabalhos de revitalização, colocando de volta um posto policial na área do complexo, para garantir a segurança daqueles que sempre se utilizavam do espaço, mas que, pelas circunstancias, deixaram de frequentar, implantando, também, a Sub-Prefeitura no local, aproximando, cada vez mais, a população do Executivo Municipal.

E, com o escopo de dar uma opção a mais de lazer para a comunidade da região do CPA e da Grande Morada da Serra, aproveitamos a oportunidade para convidar a todos os munícipes a participar da 6ª Edição do Projeto Plantar, que vem sendo executado com grande sucesso pela nossa equipe, em comemoração ao Dia da Árvore, a ser realizado no dia 21 de setembro de 2013, sábado, a partir das 07hs:30, no Complexo da Lagoa Encantada, no CPA III, para marcar, de uma vez por todas, o início dessa grande conquista da cuiabania.

Mário Nadaf, advogado, professor do Colégio São Gonçalo e do CuiabáVest e vereador por Cuiabá, pelo Partido Verde (PV)