09/07/2013
Ex-dependente químico discorre no Tribuna Livre
O coordenador do Centro de Recuperação Jacarandá, terapeuta Flávio Henrique de Almeida Rocha, compareceu hoje (09-07) à Tribuna Livre da Câmara Municipal para explicar que as drogas se tornaram desafio crescente também no município de Cuiabá, a exemplo dos estragos que realiza Brasil e mundo afora. A vinda do terapeuta ao Legislativo atendeu a convite do vereador Mário Nadaf, PV. Conforme Rocha, a instituição que coordena está situada no bairro Despraiado, capital, e o foco do trabalho ali realizado é olhar o dependente químico de forma atenciosa.

"Dependentes químicos/alcoólicos não é nem nunca foi caso de Polícia, mas, sim, de Saúde pública. A proliferação das drogas e o aumento de dependentes virou epidemia alarmante. É uma chaga social que precisa ser assistida diuturnamente. Investir no preventivo é fundamental. Trabalho que pode começar nas escolas. A magnitude desse dilema ganhou proporções de claro desafio à Saúde Pública, às instituições de toda a sociedade civil organizada".

Flávio salientou que a assistência ao dependente químico e alcoólico não pode se ater tão somente à área clínica, mas também à psicológica. "Deve-se trabalhar todos os níveis, a começar dos motivos que levaram a pessoa a ingressar nas drogas. Daí a importância de que sejam estabelecidos projetos públicos preventivos nas escolas e nas associações comunitárias. A ideia da prevenção é o primeiro passo para barrar o avanço desse mal".

Ele acrescentou acreditar que qualquer dependente possa ser recuperado, a partir do estudo e trabalho contra a doença. "Cada dependente tem seu estágio. Então, é preciso saber em qual nível se encontra um dependente de crack, que, com obstinação e tratamento, pode ser curado 100%. Isso vale para aqueles que se encontram jogados nas cracolândias da cidade".

João Carlos Queiroz Secom/Câmara