19/06/2013
Vereador Allan convida população para audiência da educação na Câmara
A Câmara Municipal de Cuiabá realiza nesta quarta-feira (19) uma audiência pública para debater a educação no município. O evento, proposto pelo presidente da Comissão de Educação da Casa, vereador Allan Kardec (PT), é aberto a toda a população interessada em debater os problemas que afetam a qualidade do ensino público municipal e propor melhorias para mudanças que vão contemplar estudantes, pais, professores e a sociedade como um todo. A audiência terá início às 9h no plenário da Câmara.

De acordo com Allan, que também é professor e milita na causa educacional há vários anos, a audiência será uma mobilização de professores, comunitários, estudantes e toda a população interessada em lutar por melhorias educacionais no município. “A ideia é sair com um documento base para uma reforma estrutural na educação no município de Cuiabá”, explica o parlamentar que continua visitando escolas e creches municipais para constatar os problemas que necessitam de soluções mais urgentes e ouvindo os anseios dos estudantes e professores.

Durantes as visitas foi constatada uma série de problemas como a falta de infraestrutura com telhados desabando, goteiras e falta de condições adequadas para os professores ministrarem aulas e atividades esportivas. Diversas indicações e requerimentos endereçados ao Executivo para promover melhorias nesses locais já foram apresentados pelo vereador. Agora, essas questões serão debatidas pelos vereadores, professores, pais e sindicalistas, juntamente com o secretário municipal de Educação, Gilberto de Figueiredo que já confirmou presença na audiência.

Os integrantes da Comissão de Educação já visitaram em 5 meses um total de 144 escolas municipais, outras 78 escolas estaduais além de 20 universidades. “Vamos discutir a educação como um todo e não apenas na esfera municipal”, ressaltou o vereador explicando que será o momento dos educadores questionarem diretamente ao secretário sobre o Plano Municipal de Educação, como anda a construção das 40 creches com recursos do governo federal, em quais bairros serão construídas e quais critérios serão utilizados na escolha das regiões para recebê-las.

Outra questão que será reforçada durante o evento são os encontros municipais que estão preparando Cuiabá para participar ativamente e contribuir com as discussões que serão colocadas em pauta em fevereiro de 2014, durante a Conferência Nacional da Educação (Conae). “Estamos felizes com a Conferência Nacional da Educação etapa Cuiabá  e vamos reforçar também sobre o assunto na audiência”, pontua o  vereador.

Welington Sabino - Assessoria de Gabinete

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues