14/06/2013
Marcrean agenda audiência pública para discutir drogas
Na Semana Nacional de Combate às Drogas (19 a 23-06), o vereador Marcrean dos Santos, PRTB, agendou uma audiência pública (21-06, 9 horas) na Câmara Municipal para debater o tema e suas implicações crescentes e desafiadoras em Cuiabá.  O objetivo deste evento, afirmou, é trazer à Casa de Leis da capital instituições governamentais e não governamentais, além de representantes comunitários dos quatro polos do município.

Convites também serão expedidos ao prefeito Mauro Mendes e ao governador Silval Barbosa, além de representantes da ALMT, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB/MT, Tribunal de Justiça e alto escalão das Polícias Civil/Militar e Exército. A ideia, explica Marcrean, é promover uma convocação de trabalho com as secretarias que compõem o staff municipal e estadual (Saúde, Assistência Social, Emprego e Renda, Esportes, Cultura, etc). "O problema das drogas está bem aí, à vista geral, de quem mora no centro ou na ala periférica da cidade. Então, se nada for feito urgentemente, se os órgãos responsáveis cruzarem os braços, será o caos. Pois muitas famílias já jogaram a toalha, não têm condições de arcar com seus dependentes".

O vereador disse que a Prefeitura de Cuiabá precisa elaborar um plano específico de combate às drogas, e para tanto, conforme já sinalizou o presidente do Legislativo, João Emanuel, PSD, recorda, pode contar com integral apoio do Paço Moreira Cabral. "Estamos todos unidos para formar uma trincheira de forças resolutivas. Ao agregar as demais instituições, forma-se um bloco capaz de dar um basta urgente a esse caos que as drogas têm promovido na família cuiabana, principalmente com o envolvimento de jovens, adolescentes e crianças".

Ele lamentou que, até agora, não tenha ocorrido nenhuma manifestação concreta neste sentido por parte do governo estadual. "O governador (Silval) não está alheio ao assunto, tem consciência de sua gravidade e da necessidade de consolidar uma estrutura capaz de dar fim à desenvoltura com que as drogas têm avançado no município e, também, infelizmente, Estado afora. A criação de um Centro de Referência Público para amparar, tratar e qualificar os dependentes {passo vital ao reingresso social} seria uma das estratégias de ação contra esse nefasto quadro que acometeu nosso município, e tem ceifado tantas vidas inocentes".

Já em fase de elaboração, o projeto de sua autoria (Centro de Tratamento para Dependentes Químicos) será encaminhado por um parlamentar estadual ao governador. "Já se encontra em fase de finalização, faltando apenas alguns ajustes de ordem técnica. Mas, no geral, é um projeto que contempla propostas conhecidas quando de outros debates sobre drogas. Espero que seja olhado com atenção por Silval, tornando-se algo prático".

Marcrean citou que os percentuais alarmantes de dependentes em Cuiabá já ganharam repercussão nacional. "Chegamos ao limite do suportável, se podemos definir assim. Agora, é preciso agir, e agir rápido, antecipando-nos a mais problemas que estão por vir. O trabalho dos evangélicos, no resgate e recuperação de dependentes, tem sido elogiável. Porém, fica a desejar, e muito, alguma medida efetiva por parte do Poder Público, particularmente do Estado, que dispõe de maior estrutura para intervir e resolver".

Secom/Câmara