14/06/2013
Creche Kita é um dos bons exemplos sociais, diz Oséas Machado
Contador voluntário (sem remuneração) da Creche Evangélica Kita, entidade situada em Cáceres-MT, à Rua das Camélias, o vereador cuiabano Oséas Machado, PSC, afirmou que o trabalho desenvolvido pela entidade filantrópica, apoiada pela Alemanha, via convênio, é referencial do País na área social.

"Minha participação na Kita teve início na área contábil, quando de sua fundação, há 18 anos. Posteriormente, na convivência semanal com os voluntários, conheci mais sobre a nobre missão que desempenham com crianças carentes. Assim, observando e participando da oficinas, assimilei as propostas ali desenvolvidas cotidianamente. Concluí que vários procedimentos da Kita podem ser aplicados 100% nas creches de Cuiabá, obtendo-se maior êxito nas iniciativas assistenciais trabalhadas em Cuiabá".

Oséas pretende convidar uma comissão parlamentar cuiabana para ir a Cáceres, oportunidade em que também conhecerão o que define de "marcha vitoriosa do corpo de voluntários da Kita", módulos de trabalho e as exigências burocráticas para que estabeleçam convênios similares no ato da possível concepção de unidades similares na capital mato-grossense, ainda carente de creches, observa. "O ideal é que cada bairro cuiabano tenha uma, duas, três creches... Assistir as crianças de maneira cuidadosa, enquanto as mães trabalham, deixando-as despreocupadas, é dever do município. Temos várias entidades do gênero, porém a demanda municipal é crescente e exige investimentos no setor".

Por ser ser evangélica, acrescenta o parlamentar, a creche Kita atua no sentido de que 'a criança comprenda e aceite o plano de salvação revelado por Jesus'. O que significa trabalhar a religiosidade e o despertar da cristandade, complementa. "Por sinal, é algo feito de maneira espontânea, bem natural. Na Kita, a exemplo de outras instituições modelos, as crianças aprendem o quanto é importante estar bem no jeito terreno de existir, procedimento imprescindível à proximidade divina".

A Kita atende 65 crianças do bairro Jardim Padre Paulo e adjacentes, em Cáceres, e dispõe de assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais especializados no atendimento infantil. Os missionários alemães se revezam em atividades na creche, em períodos alternados. Essa rotatividade equilibra a manutenção dos serviços sociais, explica Oséas, pois assegura mais investimentos e melhorias diversas na entidade. "Deve vir agora uma outra missionária. No geral, os voluntários da Kita são gratos pela manutenção do convênio. Sem esse dispositivo de auxílio, dificilmente seria possível tocar a Kita com toda a estrutura ora disponibilizada. As crianças e suas mães agradecem".

Maiores informações:

kitacreche@uol.com.br (65) 3222.1135

Rua das Camelias, 78200000 Cáceres (Mato Grosso)

Secom/Câmara