06/06/2013
Em audiência, criminalidade no Dom Aquino vira caso de estudo
Populares, vereadores e representantes do poder público discutiram violência  do bairro Dom Aquino e região em uma  audiência  pública requerida pelo vereador Renivaldo Nascimento (PDT).

O evento ocorreu na manhã desta quarta-feira (5), na Câmara de Cuiabá.

Na ocasião, o parlamentar  pedetista que presidiu o evento ,   convidou os  representantes  do poder público e da sociedade civil, líderes comunitários e  cidadãos  para  debaterem  o assunto na tribuna.

O  coronel do Comando Geral da Polícia Militar de Mato Grosso, Jadir Metelho da Costa,  apresentou  no retro projetor  informações  da  violência  ocorrida  na Dom Aquino  e às ações realizadas  pela  Segurança Pública,   falou  dos  projetos sociais para crianças, jovens  e idosos  desenvolvidos pela instituição no local. Além disso, mostrou  um levantamento da violência  feita pela pasta do governo estadual até o fechamento do mês de maio,  exemplificando alguns casos  de homicídios  ocorridos na comunidade, que tiveram grande repercussão pela imprensa.  Ele apontou  os principais registros da violência no Dom Aquino, 9  apreensões de entorpecentes,  5 registros de tráfico de drogas, 8 apreensões de  arma de fogo   e cinco mandato de prisões.

“O verdadeiro combate à criminalidade esta distante da  ideia  de  entupir  as  ruas  com policiais. Urbanização desordenada , desigualdade de  renda ,  falta  de  controle  social e política para a juventude alimentam a violência. A segurança tem que ser pensada sob a ponto de vista metropolitano. Cidades e bairros vizinhos tem que se ajudar”,  disse Jadir  Costa, coronel do comando geral da PM-MT,  que durante sua apresentação citou que responsabilidade da segurança pública é constitucional .
Na discussão, moradores e vítimas da violência se manifestaram.

“Meu marido foi assassinado. O bandido que o matou anda solto por aí. A polícia não fez nada para prendê-lo. Não acredito na Justiça. Hoje, não moro mais no bairro porque recebo ameaças”, desabafou uma moradora da região.

“Enquanto não for resolvido o social, a população continuará desorganizada nesse problema.  Vamos lutar pela vida e não pela morte”, comentou o Padre Orivaldo Egídio da Silva,  da Igreja Católica São José Operário.

Em defesa às vitimas da criminalidade do local, representantes de sociedade civis organizadas se prontificaram na prestação de serviço.
“Precisamos desenvolver políticas públicas que venham combater a criminalidade, para que a gente possa receber resultados positivos. Estamos à disposição  em receber a comunidade nos grupos de trabalhos.  A  OAB tem comissões específicas que cuidam de casos  que protegem o direito humano”,  salientou a advogada Cláudia Aquino de  Oliveira, vice-presidente da OAB-MT.

O vereador Wilson Kero Kero (PRB), lembrou da morte do seu irmão, vítima de  um homicídio ocorrido  no local.  “Meu irmão foi assassinado  em frente a porta  da Igreja Católica.  Tinha tudo para crescer na comunidade,  mas infelizmente foi vitima de um ato cruel... Falar de violência é uma reflexão para que  possamos cobrar ás políticas públicas  do poder público do Estado, que tem o dever garantir a segurança á população.

Para Renivaldo, o debate sobre a violência  tornou-se estudo de caso e terá sequência  para  ouvir  outros moradores de bairros de Cuiabá. “A audiência   foi muito proveitosa e tornou-se um estudo de caso.  Já pensamos em dar continuidade em outra ocasião futuramente. A violência não só afeta  os moradores do  Dom Aquino e região, mas toda população cuiabana.  É um problema genérico que  precisa interagir  o  poder público e a sociedade nesse discussão.   Hoje foi uma marco divisor e esse debate será  estendido para toda Capital.  Parabenizo a todos  que participaram!”, concluiu o parlamentar do PDT.

Da  Assessoria