19/10/2007
Ação parlamentar de vereadores resulta em 15 ônibus adaptados para a capital
Deficientes terão mais comodidade de locomoção
Graças à ação parlamentar dos vereadores Mário Lúcio (PMDB), segundo vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cuiabá e Luiz Marinho (DEM), a capital recebeu 15 novos ônibus adaptados para atender aos deficientes usuários do sistema de transporte coletivo local.

Segundo o prefeito Wilson Santos (PSDB), que realizou a entrega dos veículos, os ônibus adaptados é apenas o começo de uma ação que resultará em um total de 60 veículos nesses moldes, até o final da atual gestão. “A meta é que haja 20% da nossa frota adaptada, garantindo a acessibilidade às pessoas com deficiência”, assegurou.

Para o prefeito, mais do que nunca os vereadores não podem desistir da luta que encamparam na Câmara. Destacou que devem continuar com o intento, pois caso saiam da Casa, outros vereadores virão e, com certeza, novos assuntos entrarão em pauta, sobrepondo a questão da acessibilidade, tão cobrada e debatida na instituição.

O elevador que os ônibus possuem, além de dar acesso aos cadeirantes, facilita a entrada de qualquer pessoa com deficiência ou àquelas de pequena estatura, que poderão usar o veículo para qualquer atividade. “Isso é acessibilidade”, disse o prefeito no evento de entrega dos ônibus da empresa Norte Sul, ocorrido na Praça do Monumento Ulisses Guimarães, na Avenida Rubens de Mendonça.

Há pelo menos 20 anos, instituições e entidades ligadas à luta pelos direitos de pessoas com deficiências, buscam incessantemente por condições dignas de transporte, em todo o Estado, segundo Mário Lúcio, vereador em Cuiabá e presidente da Associação Mato-grossense dos Deficientes (Amde). Ele e o vereador Marinho, ambos possuem deficiências físicas, engajaram na luta de duas décadas em prol dos deficientes.

E, justamente por essa luta dos parlamentares é que o prefeito Wilson Santos destacou a “vitória” pela conquista dos veículos. “Graças a esses dois (Mário e Marinho) é que o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi implantado. A população deve muito a eles. Marinho é um ser humano equilibrado e o Mário nasceu para a coisa pública. Ambos possuem o perfil e a natureza do servidor público, são éticos e cuidadosos com as coisas voltadas em servir a população”, disse Wilson.

O prefeito ainda destacou a preocupação com o empresariado local, do setor, que não investe no transporte coletivo, tanto, que relatou pretender cassar a concessão de empresas que não renova e nem investe na segurança do usuário.

“A acessibilidade é uma luta de muitos anos que agora começa finalmente acender uma luz no final do túnel, no poder público quanto ao direito das pessoas com deficiência. Mas ainda há muito que ser feito e vamos continuar lutando até que 20% da frota seja realmente adaptada”, frisou o vereador Mário Lucio.

O valor investido nos 15 ônibus ultrapassou R$ 3 milhões, segundo estimativa do prefeito. No evento, além de empresários, representantes do município e alguns vereadores também prestigiaram a entrega dos carros adaptados.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Gleid Moreira

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo