01/03/2013
Dilemário se posiciona contra exigência do cartão eletrônico no transporte local
Otmar de Oliveira

O vereador petebista Dilemário Alencar,  para criticou o sistema de cobrança das passagens utilizado atualmente na Capital pelas empresas de transporte coletivo, via cartão eletrônico. Trata-se de um dispositivo inconstitucional, garantiu o parlamentar, já descartado em Campo Grande. "Vou apresentar um projeto de lei para que esse sistema seja invalidado aqui também. Mesmo porque não tem qualquer base constitucional. Portanto, o Legislativo cuiabano não pode fechar os olhos para esse absurdo. 'O pagamento das passagens nos ônibus convencionais e alimentadores deverá ser efetuado com moeda corrente', diz a  lei".

Segundo Alencar, os turistas sem cartão eletrônico poderão passar pelo grave constrangimento de ser obrigados a desembarcar dos coletivos cuiabanos. "Afinal, a quem interessa isto? Compra de passagens só com cartão é ilegal. Os empresários do setor demitiram mais de 400 trabalhadores (cobradores), e agem enfim como desejam, em prol dos seus interesses. É preciso acabar com esse lobby do transporte coletivo de Cuiabá. Mesmo porque os veículos ora disponibilizados à população são carroças autênticas, enquanto um VLT vistoso está chegando", afirmou o vereador.

Dilemário frisou que um de seus compromissos parlamentares é lutar por melhorias no transporte coletivo de Cuiabá, que registra distorções alarmantes quando comparado ao vigente em outras capitais brasileiras. "Cuiabá está entre as piores do País. Apenas os empresários do setor têm lucrado abertamente, enquanto os usuários são obrigados a se servir desses péssimos serviços", finalizou o vereador.

(João Carlos Queiroz Secom/Câmara)