14/09/2012
Resumo da Semana - 10 a 14 de setembro
Vereador Edivá Alves se recupera de cirurgia

Durante esta semana, o vereador Edivá Alves (PSD) foi submetido a uma cirurgia para a retirada de dois nódulos localizados na tireóide. O procedimento obteve sucesso e o parlamentar passa bem. Edivá, que estava licenciado há dez dias, entrou com pedido de prorrogação da licença médica junto à Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá para mais 15 dias, para poder concluir seu tratamento de saúde e recuperar-se plenamente.

Programa de prática esportiva para idosos pode virar lei

Está em votação na Câmara Municipal o projeto de lei de autoria do vereador Everton Pop (PSD) que pretende instituir um programa de prática esportiva específica para os idosos de Cuiabá. O projeto estabelece a execução de atividades em clubes do município e naqueles em funcionamento nas comunidades, além das praças e parques da cidade, todos com acesso gratuito. Além de oferecer a prática de atividades físicas, o programa também promove a integração e o lazer dos idosos.

Vereador propõe criação do Parlamento Jovem

Visando estimular o exercício da cidadania, por meio da conscientização política, tramita na Câmara de Cuiabá o projeto de lei que institui a criação do Parlamento Jovem Municipal, com objetivo de fomentar a participação dos estudantes dos ensinos fundamental e médio de forma direta nas sessões plenárias. De autoria do vereador Paulo Borges (PSDB), o Parlamento Jovem terá duas sessões semestrais, oportunizando a vivência do processo democrático, mediante a participação em jornada parlamentar na Câmara de Cuiabá, com direito à diplomação e exercício do mandato. Qualquer escola pública ou privada estará apta a participar do projeto, devendo eleger seus representantes. Ao todo os 25 jovens vereadores e vereadoras serão escolhidos para legislar ao longo do ano.

Vereadores reivindicam obras de infraestrutura

Durante a sessão ordinária de quinta-feira (13), os vereadores apresentaram diversas indicações cobrando melhorias, principalmente em infraestrutura, nos mais diferentes bairros da Capital. Todas as indicações serão encaminhadas à Prefeitura para a distribuição à secretaria competente, que deverá incluir essas solicitações no cronograma de execução de obras da cidade. Entre as reivindicações, figuram a instalação de redutores de velocidade (quebra-molas); instalação, reparo e manutenção de sinalização horizontal e vertical; operação tapa-buracos; construção de passagem elevada para a travessia de pedestres; patrolamento e asfaltamento de ruas; troca de lâmpadas; regularização da coleta de lixo; entre outros.

Assistência à saúde na administração pública e em condomínios

Dois projetos de lei apresentados pelo vereador Everton Pop (PSD) anseiam ampliar as políticas sociais para melhorar a saúde integral do trabalhador. Um deles pretende tornar obrigatória a realização de Exame Odontológico Ocupacional no âmbito da administração pública de Cuiabá, para avaliar periodicamente a capacidade laboral dos servidores públicos municipais, a partir do ato de investidura no cargo. O outro projeto de lei dispõe sobre a obrigatoriedade dos condomínios, residenciais e comerciais; prédios públicos ou privados; shoppings e afins; localizados em Cuiabá, de possuírem cadeiras de rodas para deficientes e enfermos. Ambos os projetos de lei seguem para as Comissões Parlamentares do legislativo municipal para emissão dos pareceres referentes à sua aprovação.

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues