16/06/2011
Câmara de Cuiabá presta homenagem ao pai das Diretas Já Dante de Oliveira

A homenagem, em Sessão Especial, foi requerida vereador Leonardo de Oliveira (PSDB), sobrinho do ex-governador, por conta de todo o trabalho realizado por Dante para o Estado de Mato Grosso em sua vida púbica. E, principalmente, por Cuiabá, sua cidade Natal.

“Ele deixou marcas e mudanças com sua grande trajetória política em favor do povo” pontuou o vereador.

Dante ficou conhecido nacionalmente por ser o autor da emenda ‘Diretas Já’, no Congresso Nacional. Com líderes de diversos partidos, liderou o “Movimento Diretas Já”, que defendia a aprovação da Emenda Constitucional nº 5, que propunha eleição direta para a Presidência da República. O movimento, iniciado em 1983, terminou em 1984, com a rejeição da Emenda Dante de Oliveira, mas, simultaneamente, plantando da semente do voto direto para a Presidência, ocorrido em 1989.

“Deputado estadual, deputado federal, prefeito, ministro e governador por oito anos, tendo relevantes serviços prestados a Mato Grosso e ao Brasil. Esse foi Dante de Oliveira, sempre na luta pelo povo e por sua terra”, recorda o parlamentar tucano.

O presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Júlio Pinheiro (PTB), destacou o histórico democrático de Dante, como defensor das bases populares e organizações sociais. “Mais do que um líder, creio que Dante foi um símbolo. O líder pode ser substituído. Mas, o símbolo, jamais”, emenda Julio Pinheiro.

Josiane Dalmagro

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues