12/05/2011
Explanação sobre desapropriações estará em debate na sessão da próxima terça-feira, na Câmara

A explanação sobre os critérios e prazos de desapropriações com vistas às obras da Copa do Pantanal de 2014, a ser realizada pelo secretário extraordinário Djalma Sabo Mendes, de Apoio Institucional as Ações da Agecopa e PAC, foi transferida para a a sessão ordinária da próxima terça-feira (17/05), na Câmara de Cuiabá. Com isso, a apresentação que deveria ocorrer na sessão matutina desta quinta-feira (12/05), na tribuna livre, em menos de 15 minutos, se transformará numa ‘sabatina’, no grande expediente, com pelo menos uma hora de duração.

A decisão da Mesa Diretora da Câmara Municipal ocorreu por conta das dúvidas suscitadas pelos próprios parlamentares, quanto ao formato das desapropriações que serão encetadas, nos próximos meses, na Capital, para fins de Copa do Mundo. “Com um tempo maior de discussão, os vereadores poderão tirar suas dúvidas”, argumenta o presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Júlio Pinheiro (PTB), ao justificar a transferência do evento.

“A Câmara não ‘cassou’ a palavra do secretário Djalma Mendes, como chegou a ser veiculado equivocadamente em veículos de comunicação eletrônicos”, observa o vereador Misel Galvão (PR), autor do requerimento para que o secretário comparecesse ao Plenário das Deliberações do Palácio Paschoal Moreira Cabral.

“Pelo contrário, o Poder Legislativo da Capital tomou a decisão correta, ao transferir a data, porque ampliou o tempo a ser usado pelo secretário na explanação de seu trabalho”, emenda Misael Galvão.

Djalma Sabo Mendes foi recepcionado por Júlio Pinheiro, Misael Galvão e demais vereadores na sala de autoridades da Câmara e aprovou a decisão de transferir a ‘sabatina’. “Havendo mais tempo, sem dúvida, é melhor para esclarecer possíveis dúvidas”, afirmou Sabo Mendes.

As principais obras de mobilidade urbana serão o Veículo Leve Sobre Trilho (VLT) e, possivelmente, o Bus Rapid (BRT), na Miguel Sutil (Perimetral). O secretário da Agecopa e PAC vai esclarecer aos parlamentares como será o processo de desapropriações, já que o assunto tem provocado certa polêmica em setores da mídia e da sociedade cuiabana.

Ronaldo Pacheco