03/05/2011
Projeto de Lei obriga grandes consumidores de água a construir cisternas

O uso irracional da água motivou o vereador Everton Pop (PP) a apresentar projeto de lei obrigando os grandes consumidores desse recurso natural a construir cisternas, como forma de disciplinar o consumo e minimizar os impactos ambientais, reaproveitando a água das chuvas.

Estão incluídos no projeto novos estabelecimentos e aqueles que vierem a ser reformados, como postos de gasolina, lavadores de veículos, escolas municipais, prédios públicos e locais edificados com grande aglomerado de pessoas.

Conforme a proposta de Everton Pop, as cisternas deverão ser construídas no nível do solo, ou semi-enterradas sem a necessidade de serem totalmente subterrâneas. As cisternas deverão ser de plástico, concreto ou tijolo, e água da chuva não deverá ser utilizada para consumo humano, mas, apenas, para o reaproveitamento.

“É possível fazer o reaproveitamento da água, por isso propomos esse projeto que evitará o desperdício de água, principalmente em órgãos públicos do município, dando exemplo de como aproveitar de maneira racional os recursos naturais que temos à nossa disposição”, justifica Pop. Para ele, a sociedade precisa encontrar modelos sustentáveis de consumo para evitar a falta de água, que, segundo previsões de cientistas, poderá afetar de maneira drástica as próximas gerações.

Andréia Cruz

26/04 - Plenário da Câmara aprova mudança em nome de rua proposta por Adevair Cabral
26/04 - Câmara de Cuiabá inicia treinamento LGPD destinado à servidores
26/04 - Presidente Chico 2000 empossa mais dois servidores concursados nesta sexta-feira (26.04)