14/01/2011
Servidores plantam árvore Pau Brasil no Jardim da Câmara de Cuiabá
Num gesto de proclamação à vida, alguns servidores da Câmara Municipal de Cuiabá, plantaram uma muda de Pau-Brasil, árvore que deu nome ao país, no Jardim do Palácio Pascoal Moreira Cabral, na manhã desta sexta-feira (14/01).
“O gesto simboliza a participação e a consolidação dos servidores que se empenham para a melhoria do mundo em que vivemos. Mesmo havendo eventuais desvios de alguns servidores, a Câmara é constituída em sua maioria esmagadora de pessoas compromissadas com o trabalho e com o progresso de nossa cidade”, argumenta o servidor Frank Sabiá.
Também participaram do plantio os servidores Pedro Ciríaco e Rodrigo Monteiro.
“Em um mundo que vive sob o medo das conseqüências muitas vezes catastróficas de mudanças climáticas, o simples gesto de plantar uma árvore pode ser a solução e a renovação da esperança”, pontuou Rodrigo Monteiro.
O servidor disse ainda que é papel de todos os munícipes a conservação e recuperação da natureza. “O meio ambiente é a responsabilidade que cada um de nós devemos ter”, completa Monteiro.
A árvore
Pau-brasil é o nome genérico que se atribui a várias espécies de árvores do gênero Caesalpinia presentes na região da Mata Atlântica e em parte do cerrado brasileiro. O nome de nosso país teve origem nesta árvore.
Uma das características mais importantes do pau-brasil é a madeira pesada, com a presença interna de um extrato que gera uma espécie de tinta vermelha. Por ser de alta qualidade, a madeira desta árvore é muito usada na fabricação de instrumentos musicais.
Adrielle Piovezan

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo