11/01/2011
Câmara Municipal será ponto de partida dos principais projetos culturais de Cuiabá
Numa parceria inédita, a Secretaria de Estado de Cultura e a Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá definiram que os principais projetos culturais da Capital serão discutidos, inicialmente, no Palácio Pascoal Moreira Cabral. O compromisso foi firmado na manhã desta terça-feira (11/01/11), no gabinete da Presidência, durante reunião do presidente da Câmara, vereador Júlio Pinheiro (PTB), com o secretário de Estado de Cultura, deputado João Antônio Cuiabano Malheiros (PR), para estreitar o diálogo e iniciar a discussão sobre prioridades para o biênio 2011-12.
 Júlio Pinheiro considera imprescindível que os debates sobre a cultura cuiabana e a valorização das tradições tenha início no Poder Legislativo da Capital, antes de serem implementados os projetos. “É importante que haja participação efetiva das bases populares e organizações sociais, nessas discussões”, apontou ele.
Pinheiro lembrou que foi na gestão de João Malheiros, quando presidente (2001-02), que foi criada a Secretaria de Cultura da Câmara Municipal, sendo, à época, a única do Brasil reconhecida pelo Ministério da Cultura.
Vereador por quatro mandatos consecutivos, Malheiros crê que a valorização do Legislativo de Cuiabá é uma conseqüência natural de seu trabalho e, principalmente, por causa do amor que tem pela terra natal. “Sou cuiabano até no nome”, brinca, comentando um de seus sobrenomes.
Festas de santo, como Senhor Divino e São Benedito, terão início no Palácio Pascoal Moreira Cabral, segundo compromisso de Malheiros com Júlio Pinheiro. Outros eventos, como os aniversários de Cuiabá (8 de abril) e de Mato Grosso (9 de maio), também passarão por debates, na Câmara.
Júlio Pinheiro determinou que a secretária de Cultura da Câmara, Daniela Hugueney, seja a interlocutora do Legislativo perante a Secretaria de Estado de Cultura. “Desta forma, sempre discutindo previamente, política cultural de Cuiabá tende a ser valorizada ainda mais, com João Malheiros no comando da pasta, chegando até mesmo às comunidades mais carentes de nosso município”,  resume Pinheiro.
Ronaldo Pacheco

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues