11/01/2011
Centenas comparecem à Câmara de Cuiabá para prestigiar posse de comunitário
Na posse mais concorrida dos últimos anos, pelo menos 400 pessoas compareceram ao Palácio Pascoal Moreira Cabral, na manhã desta terça-feira (11/01/11), para prestigiar a posse do vereador Misael Galvão (PR), na Câmara de Cuiabá, em substituição ao vereador Francisco Vuolo (PR), licenciado para comandar a Secretaria Extraordinária de Acompanhamento de Logística Intermodal em Transporte.
Dirigentes do movimento comunitário, de Associações de Bairros, Clubes de Mães, grupos de jovens, grupos de idosos, clubes de serviços, pastores da Assembléia de Deus e outros líderes protestantes compuseram a maioria absoluta da platéia que esteve na Câmara para a posse de Misael. Pelo fato de o gabinete da Presidência não comportar a demanda, apenas 50 pessoas foram autorizadas a entrar, por questões de segurança. Outros mais de 350 acompanharam a cerimônia num telão instalado nos fundos do Palácio Pascoal Moreira Cabral.
“Sem dúvida, isso é importante para o Poder Legislativo, que cada vez mais está de portas aberas para o povo cuiabano”, ponderou o presidente da Câmara, vereador Júlio Pinheiro (PTB), ao saudar aos presentes. O pastor Sebastião Rodrigues de Souza, presidente da Assembléia de Deus de Mato Grosso, disse que o mandato do parlamentar republicano foi delegado por Deus. “Certamente o vereador Misael terá uma atuação digna, nesta Casa, porque está nas mãos do Senhor Altíssimo”, avaliou Sebastião Rodrigues.
O presidente do Sindicato dos Feirantes de Mato Grosso, Pedro Albuquerque, o ‘Pedrinho da Feira’, classificou a posse de Misael como um avanço na presença das bases populares, no Poder Legislativo da Capital. “Tenho certeza que Misael irá honrar esse mandato atender bem às reivindicações das bases”, observou Pedrinho da Feira.
O vice-presidente da União Coxipoense de Associações de Moradores de Bairros (Ucam), José Maurício Pereira, revelou estar orgulhoso de ver um líder comunitário assumir uma cadeira na Câmara. “Graças a Deus é um homem que conhece de perto a luta do movimento comunitário e das bases populares”, disse José Maurício, ao lembrar que Misael foi presidente da Associação dos Moradores do Doutor Fábio, diretor da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb) e da Federação Mato-Grossense (Femab).
O presidente da Cooperativa dos Moto-Taxistas de Mato Grosso, Jerônimo Rodrigues, recordou a luta de Misael Galvão para legalizar o trabalho dos camelôs do Shopping Popular de Cuiabá, criando a Cooperativa de Compra do Comércio Popular de Mato Grosso (Coopercomp-MT), ainda em fase de implantação. “Ele é um visionário. Quando todos resistiam em montar um centro de compra no atual Shopping Popular, ele foi o primeiro a ‘abraçar’ a idéia, o que gera milhares de empregos, hoje em dia”, recorda Jerônimo.
Ronaldo Pacheco