15/10/2010
Espaço Cidadão da Câmara de Cuiabá contempla Amor-Exigente
O espaço cidadão contempla  entidades  envolvidas na  prevenção, recuperação e combate as drogas. Grupos de mútua ajuda  foram convidados para  integrar as ações.Segundo a  Organização Mundial da Saúde, a dependência química é um transtorno mental  e comportamental que afeta indivíduos nos aspectos biopsicossociais, de causas multifatoriais, evidenciando-se a necessidade  permanente de se promover ações conjuntas no sentido da prevenção, tratamento ao uso/abuso do álcool e outra drogras.
O Amor-Exigente é um dos grupos que mútua ajuda  com representação  no espaço  oferecido pela instituição  para  levar informações  as pessoas   que  enfrentam problemas. Nos grupos de apoio familiares e amigos de alcoólicos e dependentes químicos os próprios membros se ajudam na tentativa de mudar seus comportamentos e consequentemente os comportamentos dos seus.
Alcoólicos Anônimos-A.A, Narcóticos Anônimos-N.A, Al-Anon/Al-Ateen e Pastoral  da Sobriedade  são grupos de mútua ajuda que  também  compartilham  suas experiências, forças e esperanças, a fim de  resolover problema comum e ajudar outros na recuperação do alcoolismo e  outras drogas.
Amor-Exigente é um programa de auto e mútua ajuda que desenvolve preceitos para a organização da família, que são praticados por meio dos 12 Princípios Básicos e Éticos, da espiritualidade e dos grupos de auto e mútua-ajuda que através de seus voluntários, sensibilizam as pessoas, levando-as a perceberem a necessidade de mudar o rumo de suas vidas e do mundo, a partir de si mesmas.
Há 26 anos, o Amor-Exigente (AE) atua como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos. O Programa eficaz estendeu-se também ao trabalho com Prevenção, passando a atuar como um movimento de proteção social Amor-Exigente, pois desestimular a experimentação, o uso ou abuso de tabaco, do álcool e de outras drogas, assim como lutar contra tudo o que torna os jovens vulneráveis, expostos à violência, ao crime, aos acidentes de trânsito e à corrupção em todas as suas formas são também propostas do Amor-Exigente.
Atualmente, o movimento conta com 10 mil voluntários, que realizam, aproximadamente, 100 mil atendimentos mensais por meio de reuniões, cursos e palestras. São 536 grupos no Brasil, 2 na Argentina, 1 no Peru e 9 no Uruguai, além de 350 grupos em fase experimental e 249 Subgrupos de Jovens na Sobriedade.
Em Mato Grosso O Amor-Exigente conta com Regional Leste  e Regional Oeste e um total de 13 grupos . No interior o AE esta presente nos municípios de Rondonópolis, Poconé, Alta Floresta, Cáceres e Barra do Bugres.

Rosely Cordeiro