Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
13/05/2010
Projeto intensifica luta antidrogas
A luta antidrogas em Cuiabá e no Estado pode se tornar ainda mais intensa a partir da instituição da semana de Combate ao Uso de Drogas e a inserção do Dia Internacional de Combate ao Uso de Entorpecentes no calendário oficial do município. As medidas estão previstas no projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal de autoria do vereador Deucimar Silva (PP), presidente da Casa.
Nas datas deverão ser promovidos campanhas educativas e eventos, como, palestras, exposições, caminhadas, atos públicos, seminário, concurso de redação, tendo como objetivo básico a transmissão de  ensinamentos  aos  alunos sobre a nocividade e as consequências do uso  drogas.
O presidente da Câmara disse que a ideia central é a prevenção, por meio da informação e educação, principalmente dos jovens para que possam desfrutar de uma vida saudável, livre dos perigos representados pelas drogas.
De forma paralela à tramitação da proposta, a Câmara participa da Semana, neste ano, com  dois grandes eventos. No dia 23 de junho, quarta-feira, será realizada audiência pública para discutir juntamente com o Conselho Municipal sobre Drogas (COMAD) e com o Conselho Estadual sobre Drogas (CONEM), de outras entidades não-governamentais,  políticas públicas antidrogas e de coalizões  comunitárias  voltadas para   a prevenção e recuperação.
Já no dia 24 de junho, o Centro Geodésico da América do Sul, localizado na Praça Paschoal Moreira Cabral que desde 2005 abriga a Câmara, se transformará no marco de luta e  de ecumenismo dos povos da América na briga pela prevenção  as drogas  e em busca da implantação de ações  que visem a  recuperação e  apoio  aos familiares  que enfrentam  esse desafio. O evento reunirá representantes de entidades, órgãos públicos municipais de outros Estados e até países. O culto ecumênico integrará a programação oficial da Semana Municipal e consta na agenda do Conselho Estadual  sobre Drogas.
Deucimar explica que o projeto também atende ao pedido de entidades não governamentais como o Amor-Exigente, que através da coordenadora da regional oeste, Maria Elizena, relatou a importância das coalizões comunitárias para avançar na luta  da prevenção, recuperação e apoio aos familiares  que  vivem  o processo de co-dependência.
A Câmara também conta com a parceria do COMAD para a realização dos eventos. O presidente da instituição, Alberto Amaral Marques, ressalta a importância do projeto de lei para um dos maiores desafios que a família e toda a sociedade enfrenta,  a dependência química. No dia 26 de junho acontece em todo o Brasil a tradicional incineração de drogas nas delegacias regionais da Polícia Federal, para marcar o Dia Internacional Antidrogas.
Estudante é alvo
O enfoque principal junto aos jovens e ao ambiente escolar vem da consulta realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, ao constatar que a escola se tornou o local preferido para consumo de drogas. A incidência do uso e do tráfico atinge aproximadamente 32% e 21,7% das escolas do país, respectivamente.
A proposta determina a transmissão de noções sobre os efeitos de drogas nos estabelecimentos de ensino público e privado, com a abordagem de outros aspectos essenciais  como a dependência química;  os motivos que levam  as pessoas  ao consumo  de drogas; os tratamentos, terapias e grupos de auto-ajuda  os valores éticos e religiosos
O combate às drogas está sustentado em duas ações: de um lado, a conscientização do problema, do outro, a mobilização do governo e da comunidade. O projeto de lei, explica o vereador, visa instituir no âmbito do Município de Cuiabá, a semana de Combate  ao Uso de Drogas, que se realiza anualmente, durante a semana de junho correspondente ao dia 26 do mês, Dia Internacional  de Combate ao Uso de Drogas.
Roseli Cordeiro

Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
01/03 - Nadaf acompanha andamento de obras em Cuiabá
01/03 - Presidente celebra aniversário de servidores efetivos da Câmara Municipal
01/03 - A criação da Câmara Municipal de Cuiabá (II): A viagem do Capitão-General Rodrigo César de Menezes e a instalação da Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.