08/07/2022
Comitê de gestão estratégica realiza reunião de avaliação de metas do GPE
Secom Câmara
Foi realizada na manhã desta sexta-feira (8) a primeira reunião de 2022 referente ao andamento do Gerenciamento de Planejamento Estratégico (GPE). Esse gerenciamento estratégico é desenvolvido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com o intuito de aperfeiçoar os trabalhos institucionais realizados pelo Poder Legislativo.

Para o cumprimento do GPE são desenvolvidas 12 metas de longo e curto prazo, de 2020 a 2023, com execução das secretarias da Câmara Municipal de Cuiabá. Até o momento nove metas já foram concluídas e três estão em fase de execução.

O professor e consultor do planejamento pela UFMT, Edson Rodrigues, explica como funciona o programa e qual sua finalidade executória.

"O propósito é o avanço, fazer com que cada secretaria, possa estar melhorando, avançando em suas ações e desenvolvimentos do cotidiano para que possa aprimorar o serviço prestado a sociedade. A Câmara tem a sua parte interna de gestão e administração, e ela precisa buscar a eficiência sempre. E o plano estratégico busca exatamente isso, fazer com que todas essas secretarias possam identificar seus projetos e colocar em prática de forma mais estruturada", explica o consultor da UFMT.

A secretária de Gestão Pessoal, Barbara Noronha, conta da importância de um programa de planejamento estratégico dentro do Poder Legislativo, onde consegue mensurar e qualificar todas as metas e seu andamento.

"O planejamento é importantíssimo até na vida da gente. A gestão passada implantou o planejamento e o presidente Juca tem dando continuidade. E isso faz com que nosso trabalho seja mais claro e objetivo. Então todas as metas das secretarias vêm da melhoria de processos, da sustentabilidade, da transformação da Casa, da melhoria da qualidade de vida dos servidores. Então isso faz com que o gestor que chegue já tenha um rumo", disse a secretária.

"Nossas metas estão avançando, então para nós é de suma importância esse projeto, essa parceria, que vem para somar com os trabalhos da Câmara, a nossa Casa do povo cuiabano. A nossa expectativa é que o próximo presidente possa dar continuidade nesse projeto, trabalhando, desenvolvendo esse projeto", afirmou o presidente da Câmara, vereador Juca do Guaraná Filho (MDB).

Já a presidente do Comitê de Gestão Estratégica da Câmara, Amanda Fares, falou do andamento dessas metas e quais seus benefícios para os servidores e exclusivamente para a população.

"No ano passado em 2021 o comitê do planejamento estratégico, que é quem organiza as ações aqui na Câmara conseguiu implantar essas metas, ou seja, tirou do papel. Nós temos os 12 indicadores que vão desde a melhoria da avaliação da Câmara pela sociedade e o processo legislativo A intenção é que todos as ações do planejamento reflitam na sociedade, no atendimento melhor por parte dos servidores", conta a chefe.

Secom Câmara