08/07/2022
Presidente da Câmara entrega honraria à professora e pesquisadora que desenvolve trabalho contra a fome
Secom Câmara
Honraria foi entregue durante a sessão ordinária realizada quinta-feira (07).

O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, o vereador Juca do Guaraná Filho, entregou durante a Tribuna Livre da Sessão Ordinária da última quinta-feira (07), a Comenda Mulher Cidadã Ana Maria do Couto, à professora e pesquisadora Flávia Carolina da Costa.

A honraria foi dedicada à Flávia em reconhecimento ao trabalho que ela desenvolve junto à instituição social Ação da Cidadania, que luta pelo combate à fome no Brasil, desde 1993 e foi criada pelo sociólogo Herbert José de Sousa, conhecido como Betinho.

Flávia Carolina é voluntária da Ação Cidadania desde 2014 e começou a desenvolver os trabalhos da instituição em Cuiabá quando se mudou do Rio de Janeiro para a capital de Mato Grosso. “Eu não classifico esse trabalho como um trabalho de caridade, o meu intuito em Cuiabá, quando iniciamos, foi mostrar que em meio ao período de pandemia, os cuiabanos passavam fome. Nós tínhamos alguns alunos em situação de insegurança alimentar dentro da Universidade Federal de Mato Grosso e não apenas lá”, explica a pesquisadora.

Foi com a percepção dessa realidade que Flávia iniciou uma campanha de arrecadação de alimentos e distribuição de cestas básicas e instituiu posteriormente o Comitê Mato Grosso da Ação da Cidadania, em 2020. Já foram arrecadados e distribuídos mais de 200 toneladas de alimentos para a população de Cuiabá e Mato Grosso.

O vereador Juca do Guaraná Filho agradeceu pelo trabalho de extrema importância realizado pela pesquisadora. “Hoje nós homenageamos a professora Flávia Carolina pelo trabalho belíssimo que ela faz no combate a fome e a miséria, que segue o princípio do sociólogo Betinho de ajudar as pessoas”, disse o presidente.

Flávia agradeceu pela homenagem recebida pela Câmara de Cuiabá. “Eu agradeço muito pelo reconhecimento. Fiquei muito feliz. Quero enfatizar que esse é um trabalho coletivo, que conta com vários parceiros, para que a distribuição das cestas possa ser feita a diversas famílias”, concluiu.

Juca do Guaraná Filho destacou que a Câmara de Cuiabá além de reconhecer, homenagear e apoiar pessoas e instituições que elaboram ações em prol da sociedade, a Casa de Leis também realiza campanhas de arrecadação de alimentos, por meio da Sala da Mulher, que são entregues a famílias em situação de vulnerabilidade social.

“Já fizemos uma campanha de arrecadação de alimentos aqui na Casa, onde foram arrecadadas quase 30 toneladas de alimentos em apenas 30 dias, com a ajuda da população e o engajamento dos vereadores e servidores. Tudo que a gente fizer para amenizar o sofrimento da população, ainda é pouco. Por isso, vamos continuar trabalhando nesse sentido”, enfatiza o presidente da Casa de Leis.

Gabinete do presidente da Câmara, vereador Juca do Guaraná Filho