30/03/2022
"Discriminação Racial: Intolerância, Respeito e Direitos" é tema do 2º Encontro Vidas Negras Importam
Secom Câmara

A "Discriminação Racial: Intolerância, Respeito e Direitos" foi o tema do 2º Encontro Vidas Negras Importam, que aconteceu na última terça-feira (29), na Câmara Municipal de Cuiabá. A iniciativa foi da Secretaria Adjunta de Direitos Humanos com os Conselhos de Direito.

O evento foi promovido com o intuito de discutir com estudantes, conselheiros, representantes de entidades e com a sociedade a promoção e proteção dos direitos da pessoa negra. Além da igualdade, bem-estar social e sua contribuição para desenvolvimento e preservação de seu patrimônio cultural.

Entre os convidados esteve a professora do programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Dra. Ana Luísa Alves, que debate sobre discriminação racial e a relação com o direito-educação para o movimento negro. O sacerdote e fundador do Llé Dará Osumaré Asé Omy Ybu, babalorixá Paulo de Osumaré, que luta contra a intolerância religiosa, também esteve presente. E a advogada e representante da Comissão de Defesa, Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB/MT), Roberta de Arruda, que propôs uma reflexão sobre a discriminação, preconceito de cor, raça e etnia.

A secretária-adjunta de Direitos Humanos, Cristiany Fonseca, participou da ação e ressaltou que o preconceito é um tema que precisa ser debatido, pois, infelizmente ainda é presente na sociedade.

“Segundo o IBGE nós temos 54% da população negra, mas não temos esse mesmo quantitativo ocupando os espaços representativos no mercado de trabalho, nos espaços de poder, isso é sinal que a gente precisa discutir os espaços da população negra”, frisou.

O presidente da Câmara, vereador Juca do Guaraná Filho (MDB) comentou sobre a importância do Poder Público se unir para debater temas relevantes à sociedade cuiabana.

“Estamos em um lugar especial que é a Câmara Municipal de Cuiabá, que é a Casa do povo cuiabano, então para nós é de suma importância debater o direito da igualdade racial, para nós é uma alegria muito grande como presidente da Câmara participar desse debate”, frisou.

Também participaram do encontro o vice-presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Pedro Reis, o vice- prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa, a secretária de Comunicação da Câmara, Elizângela Tenório e demais autoridades.

Secom Câmara