16/12/2021
Vereadora propõe Passe Livre para atletas em Cuiabá
Secom Câmara
Pessoas da comunidade esportiva falaram sobre a importância da aprovação do Projeto na tribuna livre
Proposta tem objetivo contribuir para a permanência de jovens e crianças em projetos esportivos

A vereadora Michelly Alencar (DEM) apresentou um projeto de lei que garante passe livre para atletas e paratletas de todas as modalidades no transporte público de Cuiabá. O objetivo é contribuir para que jovens e crianças permaneçam em projetos esportivos.

De acordo com a proposta, os beneficiários devem estar registrados em uma Federação ou Associação localizada a mais de dois mil metros da residência do atleta. Todos precisarão apresentar documento de frequência nos treinos trimestralmente, podendo ser assinado pelo treinador, sensei, mestre e/ou professor responsável pelo treinamento do atleta.

Para a vereadora, o esporte é uma ferramenta de transformação social e o Poder Público tem o dever de apoiar o setor e dar condições de que jovens e crianças participem de projetos esportivos. Segundo ela, o custo com vale-transporte pode ter um peso relevante na decisão de o atleta continuar com suas práticas esportivas.

“É notório a importância do esporte como fator de inclusão social. O Passe Livre vai possibilitar que atletas e paratletas que têm dificuldades financeiras possam permanecer em seus projetos esportivos. Como repórter de esportes eu contei muitas histórias e vi a dificuldade de jovens e crianças. Quantos atletas deixam de comprar o pão para pagar o ônibus? Quantos não desistem de uma carreira brilhante por falta de apoio?”, questionou.

Apoio da comunidade esportiva

Na sessão desta quinta-feira (16.12) a vereadora Michelly Alencar convidou pessoas da comunidade esportiva para falar sobre a importância da aprovação do Projeto.

Carlos Roberto Cabral da Silva, conhecido em Cuiabá como Profeta, tem uma escola de futebol na região do Coxipó que atende cerca de 300 jovens e crianças de forma gratuita. Ele afirmou que Mato Grosso é um celeiro de jogadores e alunos da escola dele estão em grandes clubes. “O esporte é uma ferramenta de transformação social. Os pais ficam tranquilos sabendo que os filhos estão participando de um projeto social, que estão no bom caminho. E quando um menino chega a classe profissional ele transforma a realidade de sua família”, disse.

Jogadora do time feminino de futebol do Mixto, Francymara Dantas também defendeu a relevância social do projeto. Ela contou que já viu muitas pessoas desistirem do sonho porque não têm dinheiro para se deslocar para os treinos. Ela citou o atleta multicampeão olímpico Usain Bolt. “Como diz o Bolt, a medalha a gente conquista é no treino, na competição a gente só busca. Mas às vezes falta dinheiro para o alimento, como vai sobrar para o transporte para os treinos? Esse projeto é muito necessário e vai ajudar muita gente”, afirmou.

Impacto orçamentário

Para assegurar a constitucionalidade da proposta, Michelly Alencar apresentou uma emenda à Lei Orçamentária Anual (LOA) como forma de garantir a compatibilidade da lei que cria o Passe Livre no rol de despesas do município.

Ana Rosa Fagundes/Gabinete Vereadora Michelly Alencar

Fotos Relacionadas