15/06/2021
PL pede inclusão de advogados e trabalhadores do setor turístico em grupo prioritário de vacinação
Thayson Claudio
O vereador Diego Guimarães apresentou PL e indicações para que as categorias sejam incluídos no grupo prioritário do Plano Vacina Cuiabá.
Advogados e trabalhadores do setor hoteleiro e de restaurantes são essenciais para a administração da justiça e ativação econômica da cidade

O vereador Diego Guimarães (Cidadania) apresentou um projeto de lei e indicações para que sejam incluídos no grupo prioritário do Plano Vacina Cuiabá, advogados e funcionários de restaurantes e hotéis. As proposições visam incluir as categorias na fase 3 do programa emergencial de vacinação para o combate e a erradicação do Vírus SARS-CoV-2, causador da doença COVID-19, no município de Cuiabá.

De acordo com o projeto, a vacinação dos advogados será efetuada por intermédio do Órgão Municipal competente, sendo permitida a realização de parcerias ou convênios com o fito de assegurar gratuitamente a sua execução às categorias contempladas por esta Lei. Poderão ser exigidas aos advogados a apresentação da carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O vereador explica que a Constituição Federal considera a advocacia uma função essencial à Justiça, assim como julga seus serviços indispensáveis. “Os advogados possuem alto risco de contaminação pelo coronavírus no desenvolvimento de seu trabalho. Devido ao caráter essencial dos serviços que prestam não há a possibilidade de não realizarem o atendimento em caráter pessoal, principalmente aqueles que atendem pessoas carentes”.

Setor do turismo - Devido à realização da Copa América no município de Cuiabá, Diego Guimarães também fez indicação à Prefeitura de Cuiabá para a inclusão de trabalhadores de hotéis e restaurantes. Os referidos profissionais fazem o pedido para que sejam incluídos como grupo prioritário, ante o risco de contaminação pelo coronavírus no desenvolvimento de seu trabalho, uma vez que não há a possibilidade de não realizarem o atendimento em caráter pessoal.

De acordo com a indicação, a classificação destes profissionais como grupo prioritário é necessária, devido ser de extrema importância os serviços prestados para os munícipes e para a economia do município, bem como o risco por se exporem ao coronavírus ao realizarem o atendimento de clientes, uma vez que podem estar em contato com pessoas contaminadas. Além disso, a imunização dos funcionários de bares, restaurantes e hotéis irá não só protegê-los, como a todas as pessoas que são atendidas por eles.

Gabinete Vereador Diego Guimarães

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues