19/05/2021
Após solicitação do vereador Eduardo, conselheiros tutelares começam a ser vacinados contra covid-19
Prefeitura de Cuiabá
Foi atendida a indicação apresentada pelo vereador Eduardo Magalhães (Republicanos), presidente da Comissão de Amparo à Criança, Adolescente, o Idoso e as Pessoas com Deficiência da Câmara de Cuiabá, que solicitou a inclusão dos conselheiros tutelares no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19.

De acordo com a prefeitura, inicialmente, 30 conselheiros tutelares que estão na ativa estão sendo vacinados.

Nesta terça-feira (18), a conselheira tutelar, Iraildes Quirino, recebeu a primeira dose e afirmou estar mais segura para cumprir seu trabalho.

“Em março fui infectada e estava com medo da reinfecção. Atuamos na linha de frente em atendimento às crianças, e adolescentes. Estamos vulneráveis ao vírus, porque atendemos todos os dias no conselho, hospitais, delegacias, diversas crianças, jovens e idosos. Também fazemos diligências quando somos solicitados pelo Poder Judiciário e Ministério Público”, diz a profissional.

“Agradecemos ao vereador Eduardo Magalhães, e ao prefeito Emanuel Pinheiro por essa sensibilização com a categoria. Existem tantas pessoas morrendo por causa desse vírus, inclusive perdemos recentemente um colega. Agora com a vacinação, voltamos a atender 100%, nossas crianças e adolescentes de Cuiabá”, complementa Iraildes.

Segundo o prefeito, a imunização do grupo é necessária em virtude do trabalho prestado na durante a pandemia.

Na justificativa da indicação, o vereador Eduardo Magalhães cita as atribuições previstas no Art. 138 do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, onde os conselheiros tutelares atendem crianças e adolescentes, além de toda a família que fica diante de situações de violação de direitos.

“Tendo em vista suas atribuições, os conselheiros tutelares estão constantemente em contato com pessoas, sendo expostos à covid-19, apesar de todos os cuidados exigidos”, afirma Magalhães.

Stephanie Romero/Ascom Vereador Eduardo Magalhães

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues