22/06/2020
Perito contratado por Emanuel confirma divergência de sua transcrição e a feita pela PF
O perito judicial Alexandre Perez confirmou a existência de duas divergências entre a transcrição realizada por ele e a feita pela Polícia Federal no áudio  de uma conversa entre o ex-secretário Allan Zanata e Silvio Corrêa, ex-chefe de gabinete do ex-governador Silval Barbosa. As divergências foram apontadas por Perez durante depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga Emanuel Pinheiro realizado nesta segunda-feira (22.06).

Na transcrição do áudio feito por Perez, em 2017, Silvio revelava que omitiu informações sobre os crimes relatados no seu acordo de colaboração premiada com a Procuradoria-Geral da República (PGR), que trouxe à tona o vídeo de Emanuel Pinheiro recebendo maços de dinheiro e os colocando no paletó na época em que era deputado estadual. Já no áudio transcrito pela PF, tais crimes imputados a Silvio não se confirmaram.

Segundo o perito, ele foi contratado pelo advogado André Stumpf Jacob, que faz a defesa do prefeito Emanuel Pinheiro, e que foi até seu escritório em São Paulo. Ainda segundo o perito, ele recebeu um pendrive com o áudio da conversa entre Silvio Zanatta  e fez a transcrição conforme ouviu. Tanto a gravação do áudio, quanto o laudo da perícia, foram apreendidos na casa do prefeito Emanuel Pinheiro durante a 12ª Fase da Operação Ararath.

A primeira divergência estava na frase de Silvio, quando ele afirmou que só delatou “coisas que quis”. Já a PF entendeu que Silvio disse que delatou “coisas que fiz”. “Foram divergentes duas palavras da federal diferente do meu trabalho. A primeira fiz e eu coloquei quis. Nesse trecho, eu retifiquei. Coloquei quis ou fiz. Coloquei a minha entre chaves, concordei com o perito da polícia, pois realmente estava confuso”, disse o perito.

Já a segunda diferença está na frase que diz respeito à propriedade de um garimpo. Na transição do áudio feita pelo perito,  Silvio diz “mas, pelo menos, tô com um garimpo né". Já para a PF, Silvio diz “tá” em referência ao ex-governador estar com um garimpo.  “A diferença é tá por tô. Foi só isso. (...) Não sei o sentido da frase e não cabe a mim julgar,  se muda ou não. Cabe a mim colocar o meu entendimento, do que eu ouvi, no papel”, disse.

Questionado se foi contratado para acrescentar ou modificar a transição em favor de Emanuel Pinheiro - já que da forma com que foi feita a transcrição implicaria em anulação do acordo de Silvio Corrêa e, por consequência, invalidaria o vídeo em que Emanuel aparece enchendo os bolsos do paletó - Alexandre Perez negou.  “Fora mais uma hora de gravação e divergimos só duas palavras. Pra mim é um sucesso”, encerrou.

Outras oitivas – Além do perito, o ex-governador Silval Barbosa, Sílvio Corrêa, o ex-deputado José Riva e o servidor Valdecir Cardoso  já depuseram à CPI.  Todos os depoimentos constarão no  relatório final da comissão, que deverá ser colocado para aprovação do plenário da Câmara de Vereadores. A previsão é que a CPI se encerre no mês de julho.

Assessoria de Imprensa do vereador Marcelo Bussiki
Karine Miranda