22/05/2018
Dr. Xavier e deputado Guilherme Maluf querem cirurgia bariátrica incorporada ao atendimento da Caravana
Secom/CMC
O vereador Dr. Xavier se reuniu ontem (21) com o deputado estadual Guilherme Maluf para discutir uma das demandas que ambos consideram grave em Mato Grosso: a alta incidência de pessoas com obesidade mórbida, processo geralmente revertido por meio de cirurgia bariátrica. Os parlamentares têm opinião consensual de que esse tipo de intervenção deveria constar do atendimento clínico prestado pela equipe da Caravana da Transformação (Governo de MT), que tem realizado cirurgias oftalmológicas como as de catarata em várias regiões do Estado. Já são centenas de pacientes atendidos nas várias edições do projeto.

Dr. Xavier enfatizou que a obesidade mórbida, de certa forma, é um problema crônico-social do Brasil, tendo em vista que as pessoas tendem a se isolar, atitude gerada também por alguns terem vergonha do próprio corpo. "Há casos de traumas comprovados, até mesmo de suicídios. Quanto ao isolamento social, em si, tem como principal causa a dificuldade de locomoção. É que a obesidade mórbida dificulta o desempenho de atividades realizadas por outras pessoas com relativa facilidade, a exemplo de andar, subir escadas, prática de higiene pessoal, tudo, enfim. A cirurgia bariátrica traz transtornos diversos à vida do ser humano. Se for inserida como praxe nos atendimentos dos mutirões do governo estadual, irá minimizar esse drama que grande faixa da população enfrenta no dia a dia".

Ainda segundo o parlamentar, "na maioria dos pacientes, a cirurgia bariátrica - além de levar a uma perda de peso - traz benefícios para o tratamento de todas as outras doenças relacionadas à obesidade. "É possível uma melhora importante ou mesmo remissão do diabetes, controle da pressão arterial, dos lipídeos sanguíneos, dos níveis de ácido úrico e alívio das dores articulares”.

O deputado Guilherme Maluf também se comprometeu a auxiliar nesta empreitada social. "O vereador Dr. Xavier irá oficializar requerimento na Câmara e eu, por minha vez, farei o mesmo na Assembleia Legislativa. É perfeitamente possível que o Governo de MT integre a cirurgia bariátrica no rol de atendimentos prestados pela Caravana da Transformação. É uma reivindicação conjunta nossa, que realmente trará benefícios ao todo da população mato-grossense".

Dr. Xavier e Guilherme Maluf, na oportunidade do encontro, realizaram visita ao  João Gilberto Brito Nunes, 25 anos, que sofre com obesidade mórbida. Foram recebidos pela mãe do rapaz, Maria de Lourdes Brito Nunes, no Jardim Vitória. Ela relatou todos os esforços que tem feito para tentar conseguir a cirurgia bariátrica do rapaz.  "Nós vamos integrá-lo no atendimento SUS, mas a tendência é de que, em futuro breve, a Caravana da Transformação também oferte esse serviço à população de Mato Grosso", enfatizou Dr. Xavier.

João Carlos de Queiroz/Secretaria de Comunicação Social

26/04 - Plenário da Câmara aprova mudança em nome de rua proposta por Adevair Cabral
26/04 - Câmara de Cuiabá inicia treinamento LGPD destinado à servidores
26/04 - Presidente Chico 2000 empossa mais dois servidores concursados nesta sexta-feira (26.04)