09/04/2018
Vereadores se reúnem com Governador Pedro Taques em busca de solução para a Saúde da Capital
Brunna Maria - Secom/Câmara de Cuiabá

Um grupo de 12 vereadores por Cuiabá esteve reunido com o Governador Pedro Taques na manhã de sexta-feira (06) para tratar de questões relacionadas à pasta da saúde da Capital. Os vereadores questionaram o governador principalmente sobre um propalado atraso no repasse de recursos que estaria motivando um verdadeiro caos nessa área.

A reunião foi agendada pelo vereador Renivaldo Nascimento (PSDB) que se posicionou afirmando que fez um estudo dos números apresentados pela área e avalia que Mato Grosso tem aplicado um montante considerável na área da saúde. Segundo ele, “até mesmo fazendo repasses não institucionais, voluntariamente para atender demandas”. Dentre suas principais preocupações Renivaldo salientou que entende ser necessário que as “filantrópicas abram o financeiro para fiscalização, pois são recursos públicos e é preciso saber se o dinheiro está sendo aplicado na ponta, na finalidade ou parando na área meio, no administrativo”.

Presente na reunião, o Deputado Estadual Dr. Leonardo de Oliveira (SDD), líder do governo na Assembleia, afirmou que liderou uma CPI em que ficou claro que as dificuldades ora vivenciadas tiveram início com a destinação de recursos da saúde para as obras da Copa do Mundo de 2014, no Governo Silval Barbosa -  a partir de março de 2012, informou. Além disso o líder do governo pontuou que Mato Grosso necessita de pelo 1600 novos leitos hospitalares, mas ao contrário de construir, vários hospitais foram fechados em governos passados que, inclusive, adquiriram vários desses prédios, dando a eles destino diverso.

Em sua fala o Governador Pedro Taques (PSDB), depois de ouvir os vereadores presentes, asseverou que  “saúde não apenas ausência de doenças. Saúde é qualidade de vida. É meio ambiente equilibrado. É tranquilidade”. Visando alcançar esse patamar ele informou que dos 141 municípios de Mato Grosso nenhum possuía um plano de saneamento. “Nosso governo, juntamente com a UFMT entregamos plano de saneamento para 128 municípios. Aliado a isso, em 2015 aprovamos na Assembleia uma lei que repõe em 100% o valor do repasse de atenção básica aos municípios, porque em 2012, o governo anterior havia cortado 50%”.

Quanto aos atrasos efetivamente, Taques declarou que quando assumiu o governo, o Estado devia 360 milhões de repasses aos municípios. Hoje essa dívida esta quitada, “mas temos dívidas relativas ao próprio aumento que demos em 2015”, explicou.

O Secretário Adjunto, Wagner Simplício esclareceu que esse montante atinge em torno de 31 milhões e está sendo quitado com os repasses regulares, mês a mês. Ele considerou que “a saúde é prioridade, não tem bandeira partidária, nossa bandeira é uma saúde melhor”.

Ao final da reunião o Presidente da Câmara, Vereador Justino Malheiros (PV) enalteceu o Governador Pedro Taques pela disposição em receber pela terceira vez a Câmara da Capital para ouvir os vereadores. Ele disse também que “a saúde não está a altura do que a população precisa e a Câmara, neste momento tão grave, não pode se furtar de cumprir o seu papel”.

Estiveram na reunião os vereadores Renivaldo Nascimento (PSDB), Luís Cláudio (PP), Diego Guimarães (PP), Felipe Wellaton (PV), Sargento Joelson (PSC), Delegado Veloso (PV), Juca do Guaraná (Avante), Mário Nadaf (PV), Dr. Washington (PV), Misael Galvão (PSB), Abílio Júnior (PSC).
Pela Assembleia marcaram presença os Deputados Dr. Leonardo Oliveira, Wilson Santos e o presidente Eduardo Botelho.

Pelo governo do estado estiveram o Secretário Domingos Sávio, os adjuntos Carlos Brito – ex-vereadores por Cuiabá, Dr. Wagner Simplício e Paulo Reis.

SECOM – CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ

26/04 - Plenário da Câmara aprova mudança em nome de rua proposta por Adevair Cabral
26/04 - Câmara de Cuiabá inicia treinamento LGPD destinado à servidores
26/04 - Presidente Chico 2000 empossa mais dois servidores concursados nesta sexta-feira (26.04)