03/03/2016
Vereador reivindica reforma em escolas que estão em estado precário
Assessoria de gabinete
Fachada da EMEB Floriano Bocheneki
O vereador por Cuiabá, Renivaldo Nascimento (PDT), utilizou a tribuna da Câmara Municipal para mostrar a realidade de duas comunidades que sofrem com escolas em situação precária e, reivindicar a atuação do Executivo.

Renivaldo e sua equipe estiveram na Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Floriano Bocheneki, situada no bairro Parque Atalaia, para averiguar a situação da instituição, atendendo a um convite da comunidade

A estrutura física da escola está altamente precarizada, são tetos apodrecidos; paredes rachadas ou caindo; banheiros sem condições de uso, com parte hidráulica avariada e portas enferrujadas. O bebedouro, que fica disponível para as crianças é insalubre. Esse é o triste retrato da escola que atende às crianças do bairro.

“O pior dessa situação é que em junho de 2014, nós já havíamos solicitado providências ao Executivo, através de uma Indicação e, estivemos pessoalmente com o secretário Gilberto reivindicando a reforma dessa escola. Em mais de um ano nada foi feito e a situação das crianças está ainda mais inapropriada. Como educar num ambiente desses?”, questiona Renivaldo.

O parlamentar voltou a encaminhar uma nova Indicação, solicitando que seja feito um estudo de viabilidade para a reforma completa da escola, assim como fez para uma outra unidade, a Escola Municipal Rural de Ensino Básico, localizado na zona Rural Barreiro Branco.

“Essas duas escolas são de dar tristeza em qualquer um que veja a situação. As reformas são urgentes para que possa vir a oferecer condições adequadas de atendimento aos alunos”, reafirmou o vereador.

Renivaldo, que foi às escolas atendendo a um chamado dos professores e dos pais, reiterou que os recursos são assegurados na LOA 2016, através do Fundo Único Municipal de Educação, na categoria “Construção, Ampliação e Reforma de Prédio Escolar”, bastando incluir estas unidades no cronograma de obras.

Durante a visita, Renivaldo também tomou conhecimento da situação do ônibus que faz o transporte escolar na região rural: pneus carecas, lataria rachada, sujeira e sem a mínima condição de fazer o translado dos alunos em segurança.

A situação acabou resultando em mais uma solicitação de caráter urgente. O vereador pediu a substituição ou a reforma do ônibus escolar, referenciando o documento com a ressalva da disponibilidade do recurso através da LOA, no quesito para “Dinamizar a manutenção dos serviços de transporte escolar”.

Confiante na atenção que será dada ao problema, o vereador Renivaldo finalizou sua fala destacando a responsabilidade dos entes públicos, “essa responsabilidade é de todos nós e não podemos transferi-la somente ao Prefeito”.

Contato do Gabinete: 65 3617-1551

Luciana Oliveira Pereira - Secom CMC

Fotos Relacionadas

26/04 - Plenário da Câmara aprova mudança em nome de rua proposta por Adevair Cabral