23/11/2015
‘Cuiabanos estão sendo assaltados nas bombas dos postos de combustível’, aponta vereador Dilemário
Assessoria de Gabinete
Vereador Dilemário Alencar
Demonstrando muita indignação com a prática abusiva de aumento no  preço do litro do etanol ocorrida na maioria dos postos de combustíveis, o vereador Dilemário Alencar (PTB) usou a tribuna da Câmara Municipal na sessão desta quinta-feira (19), para falar da necessária fiscalização ostensiva que o Procon Estadual está fazendo em Cuiabá  por conta dos aumentos ocorridos no preço do produto.

“O consumidor cuiabano está sendo assaltado nas bombas de combustível. Digo isto porque o Procon já encontrou postos arrecadando mais de R$ 0,60 centavos por litro de etanol, o que corresponde a uma margem de lucro de até 33%, ultrapassando a margem tolerável de lucro de 20% que é praticada em outras capitais brasileiras. Ademais, não estamos em período de entressafra e Mato Grosso é  um dos maiores produtores da cana-de-açúcar. Temos muitas usinas de etanol próximas de Cuiabá. Portanto, fica de fato caracterizado que está havendo abuso de preço no litro do etanol em nossa cidade”, disse o vereador Dilemário.

O parlamentar cuiabano destacou que o Procon  considera abusiva a margem de lucro acima de 20%. Esta  porcentagem é também referendada em posicionamento do Ministério Público do Estado (MPE) em ações contra proprietários de postos de combustíveis, que foram condenados por revender etanol com margem de lucro excessiva e alinhamento de preços.

“Quero aqui reivindicar que  o Procon Municipal se alie ao Procon Estadual com o objetivo de promover uma  grande cruzada de fiscalização em todos os postos de combustíveis. Temos que colocar o maior número possível de fiscais para barrar esse aumento abusivo no etanol, pois a população cuiabana está revoltada com esta situação, visto que abastecer o carro com etanol não compensa mais, mesmo diante do alto preço da gasolina”, pontuou o vereador.

O Procon Estadual tem orientando os consumidores para abastecerem nos postos que estão cumprindo a margem de lucro que, geralmente, fica em torno de R$ 2,39 a R$ 2,49 por litro de etanol. A fiscalização do órgão começou na última sexta-feira (13) e assim que encerrar a operação de fiscalização, o Procon divulgará balanço da ação.

“A população  não suporta mais tanta carestia nos preços dos alimentos e nas tarifas de água, telefone e energia. Não é certo o abuso excessivo no preço do litro do etanol praticado em nossa cidade. Vamos levantar sim a voz para denunciar essa covarde forma de auferir lucros em cima dos já defasados salários recebidos pela nosso povo. Vou solicitar que a presidente do Procon compareça à Câmara Municipal para entregar a esta Casa de Leis cópia do relatório final da fiscalização que está sendo realizado nos postos de combustíveis, para que possamos exigir dos poderes constituídos, a exemplo do  judiciário, Ministérios Público e a Agência Nacional do Petróleo, medidas enérgicas para conter a prática lesiva de lucro excessivo nos preços dos combustíveis em nossa cidade”, informou Dilemário.
Assessoria de Comunicação do vereador Dilemário Alencar
E-mail: comunicacao.dilemario@gmail.com   Contato: (65) 3617-1580
Mais informações (65) 9644-5886 e 9990-0979

26/04 - Plenário da Câmara aprova mudança em nome de rua proposta por Adevair Cabral