22/06/2015
Abertura do centenário de Gervásio Leite foi marcado por grandes emoções
Assessoria de Gabinete
Entrega de honraria pelo vereador Maurélio Ribeiro
O evento contou com uma sessão solene da Câmara Municipal de Cuiabá, em parceria com a Associação Matogrossense de Letras - AML realizando entrega de honrarias.

O frio e a forte garoa não tiraram o charme da abertura das comemorações de um século de nascimento de Gervásio Leite, o intelectual, poeta, deputado,jurista e desembargador que fez história em Mato Grosso. A comemoração aconteceu na última sexta-feira (19), na Casa Barão de Melgaço, sede da Academia Mato-grossense de Letras (AML) e do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT).

O local estava decorado com flores e todo iluminado, recepcionando mais de 300 pessoas que compareceram com um sorriso no rosto para prestigiar o ato inédito na história do nosso município – a junção da AML com a Câmara Municipal de Cuiabá em uma linda sessão solene.

O vereador Maurélio Ribeiro (PSDB) presidiu a sessão da Câmara, após a transmissão da condução dos trabalhos pelas mãos de Eduardo Mahon, presidente da AML. Maurélio é o criador da resolução que institui o título em honraria a Gervásio, que contou com o apoio dos demais parlamentares da Câmara de Cuiabá.

“Em uma noite riquíssima de recordações, vemos as pessoas com vontade de algo que todos nós queremos: a preservação da nossa memória e a construção da nossa história. Conversando com meus pares na Câmara de Vereadores, foi unânime, todo mundo acolheu muito bem a homenagem que nos encheu de satisfação”, comentou Maurélio Ribeiro.

O Legislativo Municipal foi representando no evento pelos vereadores Allan Kardec (PT), Arilson da Silva (PT), Arnaldo Penha (SDD), Dilemário Alencar (PTB), Haroldo Kuzai (SDD), Leonardo de Oliveira (PTB), Lueci Ramos (PSDB) e Toninho de Souza (PSD). Também estiveram presentes ao evento os imortais da Acadêmia, representantes das famílias tradicionais de Cuiabá, o secretário da Secitec-MT, a Desembargadora e Corregedora-Geral de Justiça de MT, componentes da família Leite, homenageados e amigos.

“Agradeço penhoradamente e emotivamente ao meu vereador que criou está resolução e fez essa coisa inédita de trazer para cá a comenda Gervásio Leite, muito obrigada Maurélio Ribeiro”, agradeceu Marília Beatriz de Figueiredo Leite, filha do grande Gervásio Leite, membro da Academia e uma das agraciadas da noite.

Outra personalidade que recebeu a honraria foi Adélia Maria Badre Mendonça de Deus, filha de Rubens de Mendonça, que foi amigo de Gervásio durante a vida. “Se ele vivesse no Rio de Janeiro ou em São Paulo, teria pelo seu talento e cultura, projeção internacional” destacou Adélia, entre muitas lembranças contadas.

Como parte das celebrações, a Câmara Municipal de Cuiabá concedeu o Título Honorífico Ordem do Mérito Legislativo Escritor, Jurista, Docente e Jornalista Gervásio Leite destinado às personalidades que se destacaram na criação, promoção, divulgação e universalização literária no município de Cuiabá.

“Esta casa está em jubilo nesta noite, por comemorar essas personalidades que tanto prestaram serviços para a nossa terra”, afirmou João Carlos Vicente Ferreira, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso.

HOMENAGEADOS

Sra. Vera Capilé - Vereador Toninho de Souza

Danna Belle - assessoria de gabinete

Fotos Relacionadas