Início
NOTÍCIAS
31/08/2012
Campanha anti-fumo é promovida na Câmara de Cuiabá
Luiz Alves
Odontólogo Ericson Camargo proferindo palestra anti-fumo
Em consonância com a campanha promovida em todo país pelo Ministério da Saúde - “Cigarro não combina com a saúde do planeta”, em alusão ao dia 29 de agosto, dia nacional de combate ao fumo, a Câmara realizou durante toda esta semana atividades alertando sobre os malefícios do cigarro.

Na Câmara, a campanha é realizada pela Secretaria de Cultura e Resgate Histórico, junto à equipe do ambulatório Médico-Odontológico, com o objetivo de alertar os servidores e efetivamente conscientizá-los para a necessidade de abandonar o vício.

“Hoje nós sabemos que o cigarro contém mais de 4.7 mil substâncias tóxicas, inclusive substâncias cancerígenas, que trazem muitos prejuízos à saúde, levando grande parte dos fumantes à morte. E, precisamos auxiliar nossos colegas de trabalho na conscientização deste perigoso vício”, explicou Daniela Ribeiro Cardoso, secretária de Cultura da Casa.

Além de expor gravuras e informações sobre os prejuízos do cigarro, a Câmara distribuiu aos servidores panfletos explicativos do Ministério e ainda promoveu uma palestra, organizada pela equipe multidisciplinar do ambulatório.

A palestra, ministrada pelo odontólogo Ericson de Camargo, divulgou dados gerais sobre o problema no mundo; mostrou que como vício, deixar de fumar não é tarefa fácil e requer apoio familiar, médico e psicológico, além disso, ensinou a platéia a realizar o auto-exame bucal para detectar possíveis anormalidades, já que o câncer na boca é um dos maiores reflexos do uso do cigarro.

Segundo Ericson, todos já sabem que o cigarro faz mal, mas ainda há necessidade de maior conscientização. “Precisamos mostrar a importância de se abandonar o vício, mas essa não é uma tarefa fácil. Quando tentam, muitos têm recaídas, mas isto faz parte. Nós do ambulatório estamos disponíveis para esclarecer e orientar nossos colegas à enfrentar esse problema”, frisou.

Segundo informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), aproximadamente 47% de toda a população masculina fuma e 12% da feminina. Hoje, o número de mortes devido ao uso do tabaco atinge 4,9 milhões/ ano, o que representa mais de 10 mil mortes por dia.


Luciana Oliveira Pereira



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
01/07 - Doação de Sangue| Paulo dos Santos Rosa
01/07 - Secretário de Saúde de Cuiabá presta contas do 1º Quadrimestre de 2020 e atende convocação dos vereadores
01/07 - Mais um vereador testa positivo para Covid-19
01/07 - CCJR emite parecer favorável ao projeto de padronização das placas indicativas de nomes de ruas e logradouros públicos em Cuiabá
30/06 - "Implantação do dentista da família nas unidades SUS de Cuiabá é antigo sonho nosso", diz vereador Dr. Xavier
30/06 - Consumidor já pode bloquear ligações de telemarketing
30/06 - Nota de Pesar | Izades da Silva
30/06 - Secretário de Saúde participa de extraordinária nesta quarta, dia 1º
29/06 - Flavio Taques afirma que chefe da Semob mandou seguir com contratação dos semáforos mesmo sem sanar dúvidas da Procuradoria Geral do Município
29/06 - Câmara de Cuiabá realiza sessão extraordinária nesta terça, dia 30
26/06 - Misael Galvão promulga lei que regulamenta ‘Sistema Delivery’ em Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.