Início
NOTÍCIAS
02/12/2010
Néviton pede a criação da Secretaria Municipal de Agricultura
O vereador Professor Neviton Moraes (PRTB) apresentou na sessão ordinária desta quinta-feira (02) projeto de Lei para criação  da Secretaria  Municipal  de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A nova secretaria nasce com as atribuições de desenvolver e incentivar a produção na área rural da capital, permitindo ao produtor o acesso as informações sobre novos processos de produção e de incentivos de créditos e investimentos, contribuindo para evitar o êxodo rural.
Néviton explica que não se trata de mais uma secretaria  e sim  o remanejamento de diretorias da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMTDE) para outros setores da Administração Municipal. Nesse contexto, todo efetivo e toda estrutura física da Diretoria de Agricultura e Abastecimento será denominado da Secretaria  Municipal de Agricultura,  pecuária e Abastecimento (SMAP).
A Diretoria de Geração de Emprego e renda–DGER será remanejada para Secretaria Municipal  de Ação Social e Desenvolvimento Humano, como acontece em vários municípios do Brasil e na estrutura de governo do  Estado de  Mato Grosso, através da Secretaria estadual de Trabalho Cidadania e Ação Social (SETECs).
A Diretoria de Indústria, Comércio e Serviços- DICS ficará vinculada ao Gabinete do Prefeito como a Diretoria de Turismo e Diretoria da Copa.
O vereador disse que Cuiabá não pode ficar omissa. "O poder municipal tem que ser parceiro desse desenvolvimento e demonstrar o seu interesse ao elevar  de Coordenadoria para Secretaria Municipal  de Agricultura , Pecuária e Abastecimento pela importância de destaque desse setor que é um dos indutores do crescimento  da nossa capital”, afirma o vereador.
Néviton salienta também que  Mato Grosso é destaque na Federação  como um  estado  pujante na Agricultura, pecuária e Abastecimento. “O município de Cuiabá representa toda esta potencialidade ao comandar estas linhas de desenvolvimento que gera divisas para nossa nação e consolidou o planejamento da  nossa economia em benefício da nossa população”, conclui.
Justificativas
Na justificativa do projeto o vereador considera o fato de Cuiabá possuir 2.170 propriedades rurais, sendo 1.827 propriedades com até 100 hectares, caracterizando  com isso que 85% das propriedades são  de agricultura  familiar, cliente direto do município.
Cuiabá possui 37 associações de pequenos produtores e agricultores familiares divididos em três pólos.
O  vereador  elenca  uma série de pontos  para justificativa do  projeto de lei , entre as quais destaca o fato de Cuiabá  possuir um rebanho estimado em aproximadamente 100 mil  cabeças de bovinos, colocando o município em lugar  privilegiado na bovinocultura mato-grossense, segundo dados do Instituto  de defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA).
Roseli Cordeiro com Adrielle Piovezan

Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
03/12 - CPI dos Medicamentos recebe novos documentos e adia leitura do relatório final
03/12 - Voluntários são homenageados em Sessão Solene
03/12 - Câmara realiza Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
03/12 - PL que beneficia pessoas com deficiência é aprovado e encaminhado ao Executivo
02/12 - Comissão debate sobre projeto de regularização fundiária
02/12 - Câmara aprova pareceres de projeto que cria política de combate a incêndios
02/12 - Câmara aprova projetos, requerimentos e pareceres na sessão desta quinta
02/12 - ADIADA - CPI entrega relatório final
02/12 - Vereador sugere a construção de um Memorial em homenagem às vítimas da covid-19
02/12 - Maria Avalone apresenta retrospectiva das conquistas como vereadora em cinco meses de mandato
02/12 - Vereadora pede convocação de secretária de saúde para explicar paralisação do hospital São Benedito
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.