Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
22/12/2023
Câmara aprova o mês de prevenção ao câncer do colo de útero
Donatto Aquino
A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou na Sessão Extraordinária desta quarta (20.12), o projeto de Lei da vereadora Maysa Leão (Republicanos) que institui e inclui no calendário oficial do município o “Janeiro Verde”. O mês é dedicado para a conscientização sobre o câncer de colo de útero.

De acordo com a vereadora Maysa “essa Lei busca enfatizar a importância do combate ao câncer de útero, através da conscientização, prevenção, diagnóstico precoce e apoio às pacientes. Para que seja um dia que marque iniciativas com o objetivo de identificar e analisar políticas públicas de prevenção e conscientização deste câncer”, relata a parlamentar no novo dispositivo. 

Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais comum em mulheres e a quarta causa de morte por câncer entre elas no Brasil. O principal fator de risco é a infecção pelo papiloma vírus humano (HPV), que é transmitido sexualmente. Quando é descoberto na fase inicial, o câncer do colo do útero tem 100% de chances de cura. 

O diagnóstico precoce do câncer de útero é fundamental para aumentar as chances de cura e reduzir a morbidade associada à doença. O texto aprovado segue para a sanção do Executivo.

Da Assessoria


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
26/04 - Plenário da Câmara aprova mudança em nome de rua proposta por Adevair Cabral
26/04 - Câmara de Cuiabá inicia treinamento LGPD destinado à servidores
26/04 - Presidente Chico 2000 empossa mais dois servidores concursados nesta sexta-feira (26.04)
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.