10/08/2023
Câmara entrega Moções de Aplausos a advogados de Cuiabá
Secom
A Câmara Municipal de Cuiabá realizou na noite de quarta-feira (09.08), uma sessão solene em homenagem ao Dia do Advogado. A sessão foi indicada pelo vereador Demilson Nogueira (PP), em parceria com o presidente da Casa de Leis, Chico 2000 (PL) e contou com a participação da presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Clarice Claudino, a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional de Mato Grosso (OAB/MT), Gisela Cardoso, o deputado estadual Faissal Calil (PL) e o procurador da Câmara, Marcos Antônio de Souza Brito.

Ao todo foram homenageados 109 advogados com as Moções de Aplauso indicadas pelos vereadores Chico 2000 e Demilson Nogueira.

“É uma data especial que precisa ser lembrada e a Câmara Municipal de Cuiabá não poderia ficar fora dessa homenagem ao Dia do Advogado. Profissionais que são lembrados, normalmente, quando tem problemas”, disse o presidente da Câmara, Chico 2000.

Em seu discurso, o vereador Demilson Nogueira falou sobre a sua paixão pelo Direito e pontuou que sem a advocacia não há Justiça e nem o processo democrático. “A Câmara está engradecida com a presença de todos homenageados e seus familiares. O advogado é fundamental na nossa democracia e nada mais justo que homenagear esses profissionais”, frisou.

A presidente do Tribunal de Justiça, Clarice Claudino, lembrou que o primeiro bacharelado no país começou com a faculdade de direito em Olinda (PE) e Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, que integra a Universidade de São Paulo (USP).

“Todas as famílias abastadas na época tinham filho formado em Direito, passa pelos grandes poetas e grandes nomes da política. É uma tradição que até hoje ainda é muito forte. Solenidades como essa fortalece a categoria e traz ao público nomes que trabalham incessantemente em prol da sociedade. No sistema de justiça, ninguém é mais importante do que o outro, se um falhar, todo o resto falha”, argumentou.

A presidente da OAB, Gisela Cardoso, ressaltou a importância do advogado, que é uma das profissões mais importantes para a sociedade, pois tem a função da pacificação social e por isso está garantida na Constituição Federal.

“A importância do advogado na sociedade não pode ser esquecida, não pode ser escondida. Ela deve ser lembrada e celebrada como estamos fazendo aqui hoje. Por isso agradeço a deferência ao vereador Chico e o vereador Demilson por proporcionar a advocacia mato-grossense essa lembrança, essa homenagem e todos estes advogados hoje representam os mais de 33 mil advogados inscritos na OAB/MT”, destacou.

Secom - Câmara Municipal de Cuiabá

26/04 - Plenário da Câmara aprova mudança em nome de rua proposta por Adevair Cabral
26/04 - Câmara de Cuiabá inicia treinamento LGPD destinado à servidores
26/04 - Presidente Chico 2000 empossa mais dois servidores concursados nesta sexta-feira (26.04)