09/08/2023
Comissão de Direitos Humanos debate CADs e problemas na rede de ensino
Secom
Nesta quarta-feira (09.08), ocorreu mais um encontro da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Idosos e Pessoas com Deficiência da Câmara Municipal, onde deliberaram sobre duas pautas. A Comissão é presidida pela vereadora Maysa Leão (Republicanos), e composta pelos demais parlamentares, Dr. Luiz Fernando (Republicanos) e Michelly Alencar (União Brasil).

A primeira discussão envolveu as Cuidadoras de Alunos com Deficiência (CAD) - não atuam de forma pedagógica, mas no suporte geral ao estudante, concedidas por meio de um laudo médico. O objetivo é realizar uma audiência pública para tratar sobre o assunto - muitas vezes o pedido da necessidade de uma CAD acaba sendo refutado, além da necessidade um concurso público para as cuidadoras.

"Essa audiência foi solicitada pelos pais e mães, que estão tendo dificuldades. Muitas vezes o médico indica a necessidade de um cuidador e na unidade é feita uma nova avaliação, e nessa avaliação, as vezes é refutado a orientação. A gente sabe que criadas PCDs e principalmente autistas, em um dia bom, parece que aquela criança tem autonomia, mas nenhum médico vai fazer uma orientação em vão", pontuou a presidente.

O segundo tema tratou sobre a dificuldade de inscrição na fila de espera, principalmente em creches. A transmissão pode ser acompanhada pelo YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=Oz4C9_rXCO4) e contou com a presença de um intérprete de libras durante todo o encontro.

Secom - Câmara Municipal de Cuiabá

26/04 - Plenário da Câmara aprova mudança em nome de rua proposta por Adevair Cabral
26/04 - Câmara de Cuiabá inicia treinamento LGPD destinado à servidores
26/04 - Presidente Chico 2000 empossa mais dois servidores concursados nesta sexta-feira (26.04)