Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
24/08/2021
Vereador propõe PL que institui campanha contra uso indiscriminado de medicamentos em animais
Secom Câmara
A proposta foi apresentada pelo vereador Dr. Luiz Fernando
A propositura visa conscientizar os donos de animais quanto ao perigo de medicar animais, principalmente os domésticos: gatos e cachorros

O vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos) apresentou um projeto de lei que institui a campanha contra o uso indiscriminado de medicação em animais.

De acordo com o documento, fica instituída a campanha de conscientização, a ser realizada na semana em que se comemora o Dia Nacional dos Animais, com objetivo de alertar sobre os perigos dessa prática, estimular que os tutores levem os animais ao veterinário regularmente e combater a propagação de informações falsas.

“Art. 2º São diretrizes da Campanha a que se refere o Art. 1º: I - Divulgação sobre os perigos do uso indiscriminado de medicação, sendo esta uma prática que pode causar problemas de saúde permanentes e até a morte de animais II - Incentivo aos tutores para que levem os animais ao veterinário regularmente III - Combate à propagação de informações falsas, como recomendações de supostos tratamentos e medicamentos sem a devida orientação de profissional capacitado. Art. 3º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação”, diz trecho do documento.

Conforme o parlamentar, a propositura visa conscientizar os donos de animais quanto ao perigo de medicar animais, principalmente os domésticos: gatos e cachorros.

“Muitas vezes a medicação nos animais se dá devido o desespero dos seus donos, na tentativa de melhorar a dor que eles estão sentindo, buscando aliviar os sintomas acabam se esquecendo de que a automedicação em seu animalzinho doente pode levar ele a um quadro mais grave sem acompanhamento médico (veterinário)”, disse.

Dessa forma alguns remédios medicados para esses animais em doses erradas acabam piorando a situação, podendo causar a morte do animal. “Só o médico veterinário tem o conhecimento adequado para medicar seu animal. Devido à falta de conhecimento e na preocupação de minimizar o sofrimento dos animais, agimos no impulso e acabamos intoxicando e mascarando os sinais clínicos de uma enfermidade grave, piorando o estado de saúde dos animais”, observou.

Os principais medicamentos empregados na automedicação de animais são: os analgésicos, antitérmicos, anti-inflamatórios, antiparasitários, antibióticos e vitaminas. Se administrados irracionalmente podem afetar a saúde e bem estar dos animais.

Rayane Alves/Gabinete Vereador Dr. Luiz Fernando



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
26/04 - Plenário da Câmara aprova mudança em nome de rua proposta por Adevair Cabral
26/04 - Câmara de Cuiabá inicia treinamento LGPD destinado à servidores
26/04 - Presidente Chico 2000 empossa mais dois servidores concursados nesta sexta-feira (26.04)
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.