15/09/2009
Vereador apresenta projeto para a criação do Museu Virtual de Cuiabá
Fablicio Rodrigues
O vereador Roosivelt Coelho (PSDB) apresentou na sessão desta terça (15) o projeto de lei para a criação do Museu Virtual da História de Cuiabá, que ficará sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura. A pasta se encarregará, caso o projeto seja aprovado, de fazer um levantamento do acervo histórico da Capital e, posteriormente, divulgá-lo no site institucional da prefeitura. O parlamentar justifica que o museu, enquanto meio de comunicação, tem de aproveitar todo o desenvolvimento tecnológico de comunicação no sentido de satisfazer as novas correntes da museologia que se debruçam cada vez mais sobre o papel do museu na sociedade atual. “A internet é um instrumento precioso no processo de comunicação entre o museu e o seu público”, disse.

Na sua avaliação, a internet possibilitou aos museus interagir de forma globalizada, alterando a noção de tempo e de espaço. Ele cita várias vantagens em se criar um museu virtual, como as exposições tridimensionais, tradicionalmente usadas pelos museus como forma de divulgar o acervo. Tendo em vista que Cuiabá sediará os jogos da Copa de 2014 se torna fundamental divulgar via internet os valores e as riquezas que o município tem a oferecer aos turistas. “Além de ser um cartão de visitas do museu, a internet possibilita o acesso ao patrimônio de uma forma mais ampla”, argumenta.

Pollyana Araújo

26/04 - Plenário da Câmara aprova mudança em nome de rua proposta por Adevair Cabral
26/04 - Câmara de Cuiabá inicia treinamento LGPD destinado à servidores
26/04 - Presidente Chico 2000 empossa mais dois servidores concursados nesta sexta-feira (26.04)