Início
ESCOLA DO LEGISLATIVO - CURSOS EAD
  • Seu navegador não tem um plugin pra PDF

  • Link de acesso a página ELEVE

  • Catálogo de Cursos – Portal Eleve – Câmara Federal


  • Accountability Política – 5 horas

    O curso Accountability Política apresentará ao aluno estratégias e ações para assessoria ao trabalho parlamentar, com enfoque na promoção da cidadania e no exercício da democracia.

    Administração do Tempo – 5 horas

    O curso de Administração do tempo fornecerá ao aluno recursos e métodos que o podem auxiliar na tarefa de administrar o seu tempo.

    Atendimento ao Público – 5 horas

    O curso de Atendimento ao público apresenta ao aluno aspectos da Administração Pública e do processo comunicacional a fim de trazer melhorias na qualidade de atendimento ao público no âmbito corporativo.

    Cerimonial e Protocolo – 10 horas

    O curso de Cerimonial e protocolo: noções básicas apresenta ao aluno os principais elementos na organização de solenidades oficiais, estabelecendo a interface entre cerimonial e etiqueta em ambientes corporativos

    Gênero e Atuação Legislativa – 10 horas

    O curso Gênero e atuação legislativa demonstra o conceito de gênero e sua relação com a atuação legislativa.

    Gestão de Projetos – 10 horas

    O curso de Gestão de projetos fornece ao aluno conceitos básicos sobre projeto e a influência da estrutura organizacional durante o processo de concepção e de elaboração de um projeto.

    Papel do Cidadão – 6 horas

    O curso Papel do cidadão tem dará ao aluno conhecimentos básicos sobre cidadania, participação política e social, proporcionando uma melhor compreensão do papel de cada um na sociedade.

    Papel do Legislativo – 8 horas

    O curso Papel do Legislativo apresentará ao aluno conceitos básicos sobre a formação do Estado, a importância das leis, a organização e funcionamento do Poder Legislativo e a participação do aluno nesse Poder.

    Reuniões Produtivas – 5 horas

    O curso Reuniões Produtivas serve para apresentar ao aluno procedimentos e ferramentas podem melhorar a produtividade de reuniões.




  • Link de acesso a página ENAP

  • Catálogo Portal Escola Virtual – ENAP


  • A Liderança Pública em Tempos de Crise – 10 horas

    Em cenários de graves crises mundiais, nossos olhares se voltam para as lideranças. Pensando nisso, o CLP – Liderança Pública e a ENAP prepararam este curso para apresentar a um passo a passo de como liderar em tempos de crise. O conteúdo tem uso prático para que lideranças consigam navegar pela crise, servindo como um repositório de apoio e suporte para o enfrentamento da instabilidade ocasionada pelo coronavírus.

    Acessibilidade em Espaços de Uso Público no Brasil – 20 horas

    O curso tem como foco a identificação dos problemas enfrentados por pessoas com diversos tipos de deficiências e as dificuldades para atingir a inclusão social; o papel que desempenham; os diversos tipos de legislação; as condições de acessibilidade dos ambientes; e, a atuação profissional dos responsáveis pela avaliação da acessibilidade dos espaços dentro de uma metodologia de Desenho Universal.

    Acessibilidade em Espaços Urbanos – 16 horas

    Planejamento e projeto urbano são importantes para a criação de cidades mais acessíveis e inclusivas para todos. Neste curso, você poderá conhecer as diretrizes e exemplos de soluções para fundamentar avaliações e projetos de acessibilidade em nossas cidades, de acordo com a legislação brasileira.

    Acesso à Informação – 20 horas

    O curso demonstra as bases normativas, conceituais e operacionais que podem ser utilizadas na aplicação da Lei de Acesso à Informação (LAI), oferecendo subsídios aos cidadãos e à administração pública em geral para a realização consciente e eficiente de atos relacionados a essa área.

    Ágil no Contexto do Serviço Público – 15 horas

    O curso pretende mostrar a mentalidade Ágil no gerenciamento de projetos e nas execuções de ações públicas por meio da apresentação do movimento, bem como seus desafios e possibilidades, além de abordar a importância da adoção do Ágil na transformação digital no contexto do serviço público.

    Avaliação de Impacto de Programas e Políticas Sociais – 36 horas

    Conheça a avaliação de impacto aleatorizada como ferramenta para melhorar a eficácia de políticas públicas e de programas sociais. O curso aborda temas relevantes para qualquer tipo de avaliação de programas, tais como medição adequada dos resultados de interesse, garantia da qualidade dos dados, e uso dos resultados das avaliações como insumo para o desenho de novos programas e políticas.

    Básico em Orçamento Público – 30 horas

    Conheça as principais informações sobre orçamento, os conceitos básicos de receita e despesa pública, as funções do orçamento, os princípios orçamentários e a sua aplicabilidade para a boa gestão pública.

    Cidadania e Direitos Humanos – 30 horas

    O curso busca contribuir para uma formação básica em direitos humanos e cidadania, proporcionando treinamento e ambientação em temas introdutórios de direitos humanos e convergindo para conselhos de políticas públicas. Os conceitos básicos desse campo são discutidos com referências constantes às instituições participativas e às interfaces socioestatais. Por ser um curso introdutório, não há pretensão de esgotar debates ou promover visão abrangente sobre todas as variantes da literatura na área. Este curso é pré-requisito para todas as trilhas que compõem o Programa de Formação de Conselheiros.

    Conselhos de Promoção da Igualdade Racial – 30 horas

    O curso tem o objetivo de auxiliar gestoras e gestores de políticas de promoção da igualdade racial a fortalecerem sua atuação, realizando a adesão de estados ou municípios ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR). O curso traz informações sobre a Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial e apresenta o SINAPIR, orientando a criação do Órgão e do Conselho de Promoção da Igualdade Racial. O curso compõe a trilha Conselhos de Promoção da Igualdade Racial, tendo como pré-requisito os cursos Cidadania e Direitos Humanos e Gestão de Conselhos de Direitos Humanos.

    Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente – 20 horas

    O curso é voltado à formação de conselheiros de direitos e tutelares e ao fortalecimento da capacidade interventiva dos conselhos de direitos, tendo foco na atuação ligada aos direitos de crianças e adolescentes. O curso busca dar suporte à atuação contextualizada à realidade brasileira, favorecendo a aplicação dos princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente. O curso compõe a trilha Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente, tendo como pré-requisito os cursos Cidadania e Direitos Humanos, Gestão de Conselhos de Direitos Humanos e Direitos Humanos da Criança e do Adolescente.

    Conselhos dos Direitos da Pessoa com Deficiência – 20 horas

    O curso oferece formação básica em direitos humanos ligados ao atendimento especial às pessoas com deficiência. O curso apresenta lições sobre a atuação nos Conselhos das Pessoas com Deficiência nos níveis municipal, estadual, distrital e federal, trabalhando conceitos básicos presentes na legislação e nos normativos. O curso compõe a trilha Conselhos dos Direitos da Pessoa com Deficiência, tendo como pré-requisito os cursos Cidadania e Direitos Humanos e Gestão de Conselhos de Direitos Humanos.

    Conselhos dos Direitos da Pessoa Idosa – 20 horas

    O curso é voltado à divulgação e à expansão de informações na área de atuação dos Conselhos dos Direitos da Pessoa Idosa, apresentando leis que tratam da proteção, promoção e garantia dos direitos dos idosos e possibilitando a reflexão e a compreensão do contexto em que estão envolvidos. O curso, de caráter introdutório, abrange a ótica de outros ramos do conhecimento e não ter a pretensão de esgotar as questões discutidas. O curso compõe a trilha Conselhos dos Direitos da Pessoa Idosa, tendo como pré-requisito os cursos Cidadania e Direitos Humanos e Gestão de Conselhos de Direitos Humanos.

    Controles na Administração Pública – 30 horas

    Ao final deste curso, espera-se que o participante seja capaz de aplicar princípios do controle no contexto da gestão pública. O curso abordará os temas Prestação de Contas, Controles na Administração Pública, Controle Externo, Controle Interno e Controle Social. O participante é responsável pelo seu aprendizado, desenvolvendo-o de maneira autônoma e automotivacional!

    Curso Básico de Licitações: enfrentando (e vencendo) Tabus – 60 horas

    O curso dispõe sobre a razão de ser do procedimento licitatório, a evolução da Lei Geral de licitações, suas modalidades tradicionais e os tipos de licitação, além dos casos de dispensa e inexigibilidade de licitação, incluindo abordagens avançadas como o tema fracionamento de despesas. Discute, em especial, sobre a modalidade pregão, suas inovações e vantagens, principalmente na forma eletrônica. Além disso, apresenta com detalhes o Sistema de Registro de Preços, e finaliza indicando regramentos especiais e as principais tendências do setor.

    Das Políticas às Ações: Direitos da Pessoa Idosa no Brasil – 40 horas

    Este curso foi desenvolvido no âmbito do Programa Nacional de Educação Continuada em Direitos Humanos, com o objetivo de ampliar o acesso a dados e informações sobre a população idosa. O curso aborda, entre outros assuntos, a legislação voltada às pessoas idosas no Brasil e no mundo, o perfil da população idosa no Brasil, as políticas públicas que tratam do envelhecimento e as ações de preservação e promoção de saúde para as pessoas idosas.

    Direitos Humanos da Criança e do Adolescente – 20 horas

    O curso oferece formação básica em direitos da criança e do adolescente, abrangendo Conselhos Tutelares e Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente. O curso aborda a construção histórica e discute as Políticas de Promoção, Garantia e Defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no Brasil, incluindo impactos o atendimento individualizado a esse público. O curso é obrigatório para as trilhas Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselhos tutelares, tendo como pré-requisito os cursos Cidadania e Direitos Humanos e Gestão de Conselhos de Direitos Humanos.

    Direitos Humanos: uma Declaração Universal – 20 horas

    O curso busca fortalecer uma cultura de direitos humanos, cidadania e respeito à diversidade, a partir de conteúdo que aborda a o contexto de origem da Declaração Universal dos Direitos Humanos, as gerações do direito e a aplicação dessa realidade no ordenamento jurídico brasileiro. Para isso, investe na sensibilização e mobilização das pessoas para a compreensão dos principais desafios colocados à garantia dos direitos humanos na atualidade.

    Educação em Direitos Humanos – 30 horas

    O curso busca contribuir para a conformação de uma visão abrangente acerca desafios e alternativas à Educação em Direitos Humanos, constituindo-se em subsídios para a prática e vivência de ações educativas em Direitos Humanos no âmbito de atuação dos participantes. Educação Fiscal – Orçamento e Coesão Social – 40 horas Com uma ampla visão sobre a necessidade de uma adequada gestão do dinheiro público, combinada ao desafio da promoção de equidade, capacidade e limitação do poder de tributar do Estado, o curso aborda a relação cidadania e governo frente ao orçamento público. Os aspectos operacionais do processo orçamentário brasileiro e o processo de compras governamentais também são apresentados, combinando-os, ainda, com os princípios da transparência e da Lei de Acesso à Informação (LAI).

    Equilíbrio Fiscal – 40 horas

    O curso apresenta noções de economia e finanças públicas para que o cidadão compreenda a importância da sustentabilidade das contas públicas para a sua vida. Para isso, aborda o funcionamento financeiro do Estado e questões como receita, gasto, dívida, financiamento do setor público, dentre outros; além das consequências das decisões públicas para todos os cidadãos.

    Ética e Serviço Público – 20 horas

    Neste curso, serão apresentados os principais fundamentos de ética e suas relações com os desafios enfrentados pelo setor público. A conduta das pessoas interfere no funcionamento das organizações e traz impactos para a sociedade. Por essa razão, o desenvolvimento da consciência ética é fundamental para garantir o respeito ao interesse público, à cidadania, ao estado de direito e à democracia. A proposta central do curso é capacitar as pessoas para que tenham conduta ética ao oferecerem e utilizarem serviços públicos.

    Formação de Conselheiros: Conselhos Tutelares – 20 horas

    O curso é focado na atuação dos Conselhos Tutelares, órgão voltado à garantia e à defesa dos direitos das crianças e adolescentes no Brasil. O curso discute situações cotidianas do conselheiro tutelar, refletindo sobre a prática e aliando-se às orientações contidas nas leis e normas que fundamentam os direitos das crianças e dos adolescentes no país. O curso compõe a trilha Conselhos Tutelares, tendo como pré-requisito os cursos Cidadania e Direitos Humanos, Gestão de Conselhos de Direitos Humanos e Direitos Humanos da Criança e do Adolescente.

    Gestão da Informação e Documentação – Conceitos Básicos em Gestão Documental – 20 horas

    Esse curso é uma ótima oportunidade para quem deseja conhecer um pouco mais sobre o universo da Gestão da Informação e Documentação. O objetivo do curso é disseminar conhecimentos relacionados à gestão da documentação, tendo como foco o conceito de gestão documental.

    Gestão de Conflitos Aplicada ao Contexto das Ouvidorias – 20 horas

    Os conflitos e divergências fazem parte da humanidade. Todavia, as maneiras de solucionar os desacordos podem ser diferentes. Nesse curso, você conhecerá algumas formas de mediar e solucionar conflitos no âmbito das Ouvidorias Públicas.

    Gestão em Ouvidorias – 20 horas

    A Ouvidoria Pública atua no processo de interlocução entre o cidadão e a Administração Pública, a fim de que as manifestações decorrentes do exercício da cidadania provoquem a melhoria dos serviços públicos prestados. O objetivo desse curso é capacitar pessoas sobre fundamentos e atividades relacionadas à Ouvidoria Pública.

    Gestão de Equipes em Trabalho Remoto – 20 horas

    Este curso apresenta diversas contribuições para a gestão de equipes em trabalho remoto. O conteúdo traz dicas e ferramentas interessantes, além de abordar pontos importantes relacionados à gestão de pessoas. Trata-se de um curso necessário, criado a partir dos desafios que afetaram as instituições nos últimos tempos.

    Gestão de Finanças Pessoais – 20 horas

    O curso Gestão de Finanças Pessoais (GFP) foi desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, em parceria com a Escola de Administração Fazendária – ESAF, com foco na necessidade de apresentar conceitos básicos de gestão de finanças pessoais e estimular a reflexão sobre temas do cotidiano das pessoas de forma lúdica. Por meio de vídeos animados, o curso conta a divertida história da família de Tarcísio e seus amigos, que buscam utilizar o dinheiro de modo consciente e otimizar seus gastos.

    Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos – 40 horas

    O curso aborda assuntos relacionados à legislação vigente sobre a gestão e a fiscalização de contratos administrativos, com o intuito de reconhecer as competências dos principais atores envolvidos e considerar a legislação vigente com foco nos contratos de prestação de serviços terceirizados com dedicação exclusiva de mão de obra.

    Gestão Orçamentária e Financeira – 20 horas

    Nos órgãos e entidades estatais, o processo de planejamento é essencial para que os recursos públicos sejam aplicados de forma eficiente, eficaz e efetiva, de modo a produzir os resultados esperados pela sociedade. O curso foi criado, tendo em vista a importância desse tema.

    Gestão Pessoal: Base da Liderança – 50 horas

    A base da gestão pessoal é o autoconhecimento. O curso, nessa concepção, permite aos estudantes refletir sobre suas virtudes, forças de caráter, valores pessoais, motivadores intrínsecos de trabalho e perfil comportamental. A reflexão possibilita aos estudantes organizar estratégias de melhoria em sua vida laboral e em sua vida pessoal, por meio de instrumentos que serão disponibilizados ao longo do curso. Nesse sentido, o curso será de extrema importância para os profissionais que desejam obter um estado consciente em relação aos meios viáveis de se conseguir alcançar um determinado objetivo.

    Gestão Tributária Municipal – 30 horas

    Este curso foi desenvolvido com foco nas recentes transformações no ambiente e nos processos políticos, econômicos e de produção que têm gerado crescente arrecadação de tributos. Voltado para operadores do Direito Tributário municipais, aborda os aspectos gerais da gestão tributária como forma de melhorar e gerir com eficiência a arrecadação dos tributos municipais e o conjunto de normas jurídicas que norteiam as ações das organizações e dos indivíduos numa perspectiva social. Serão analisadas a estrutura e as atribuições de uma Secretaria de Fazenda no que se refere ao cumprimento ou o descumprimento das obrigações tributárias.

    Impactos da Mudança do Clima para a Gestão Municipal – 20 horas

    Nesse curso, você poderá aprender os conceitos básicos sobre o tema Mudança do Clima. O curso aborda as principais causas das mudanças climáticas e os principais aspectos das abordagens de mitigação e adaptação.

    Inovação Social para Aperfeiçoamento de Políticas Públicas – 40 horas

    O curso Introdutório de Inovação Social para o Aperfeiçoamento de Políticas Públicas foi desenvolvido pela Enap, em parceria com a Secretaria Nacional de Articulação Social da Secretaria de Governo da Presidência da República em novembro de 2018. O curso foi desenvolvido com foco na necessidade de desenvolver capacidades locais (Agentes de Gestão de Inovação Social) para facilitar e dar suporte ao governo federal em ações voltadas: a) ao aperfeiçoamento e desenvolvimento de ideias para solução de problemas sociais com participação social; b) à promoção da participação com empoderamento dos atores envolvidos; e c) à construção de políticas públicas integradas e articuladas pelos atores no território

    Inteligência Emocional – 50 horas

    A gestão emocional excelente é a possibilidade do ser humano autogerir suas emoções e expressá-las de maneira funcional para consigo e em sociedade, que permite a construção de uma mentalidade de crescimento e, a partir disso, a atuação de maneira produtiva e congruente na carreira e vida pessoal.

    Introdução à Libras – 60 horas

    Aprenda a utilizar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e garanta o atendimento e o tratamento adequado às pessoas com deficiência auditiva. A Lei nº 10.436/2002 legitima a Libras como idioma advindo das Comunidades Surdas Brasileiras e obriga o poder público em geral a adotar formas institucionalizadas de apoiar o uso e a difusão dessa língua como meio de comunicação.

    Introdução ao Orçamento Público – 40 horas

    O curso apresenta noções de Teoria Geral do Estado e os fundamentos de Economia do Setor Público para uma compreensão básica da formação do Estado e as justificativas de sua intervenção na economia.

    Lei de Diretrizes Orçamentárias para Municípios – 30 horas

    Conheça a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), uma lei orçamentária que compreende as metas e prioridades da administração pública, orienta a elaboração e execução da Lei Orçamentária Anual (LOA), entre outras funções.

    Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e o Novo Regime Fiscal (NRF) – 30 horas

    Os principais pontos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) são tratados neste curso com a finalidade de esclarecer aos participantes sobre a aplicabilidade, os fundamentos e os instrumentos que colaboram para a efetividade dessa lei. Além disso, são apresentadas questões importantes trazidas pela Emenda Constitucional nº 95/2016, conhecida como Novo Regime Fiscal (NRF).

    Lei de Diretrizes Orçamentárias para Municípios – 30 horas

    Conheça a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), uma lei orçamentária que compreende as metas e prioridades da administração pública, orienta a elaboração e execução da Lei Orçamentária Anual (LOA), entre outras funções.

    Liderança e Gestão de Equipes – 30 horas

    Este curso apresenta algumas contribuições sobre os estilos e técnicas de liderança para o atual contexto das organizações públicas. O conteúdo ressalta a importância da liderança no trabalho em equipe e na tomada de decisões.

    Linguagem Simples Aproxima o Governo das Pessoas. Como usar?

    Quer aprender como simplificar aquele documento com uma linguagem super complexa? E ainda aprender como escrever textos com uma linguagem simples e compreensível? Este curso vai te ensinar uma forma estruturada de fazer isso. O curso apresenta e aprofunda a discussão sobre o uso da linguagem simples no setor público e a importância da disseminação da pauta no Brasil.

    Migracidades: Aprimorando a Governança Migratória Local – 30 horas

    Reconhecendo o papel essencial de cada nível de governo no desenvolvimento e aplicação de políticas migratórias efetivas, este curso é uma promoção da OIM, em parceria com a Enap, que reúne os instrumentos necessários para a promoção da governança migratória local. Você poderá obter o conhecimento necessário para a aplicação da Lei de Migração por meio de boas práticas, desafios comuns, opções de políticas, além do aparato normativo. O curso foi realizado com financiamento do Fundo da OIM para o Desenvolvimento (IDF).

    Mundo Conectado – Manual de Sobrevivência – 10 horas

    Desenvolvido com foco na necessidade de conhecer tipo de conexão entre ferramentas, mecanismos de informação e recursos tecnológicos que são parte do cotidiano no âmbito pessoal e profissional. Traz dicas de boas práticas de segurança contra crimes virtuais, com medidas de prevenção a incidentes de segurança da informação, tanto em casa como no ambiente de trabalho.

    Noções Básicas do Trabalho Remoto – 10 horas

    O trabalho remoto já é uma realidade, pensando nisso, a Enap e a Endeavor prepararam este curso para apresentar diversas estratégias e dicas que facilitam o seu dia a dia, a organização do trabalho individual e do trabalho em equipe.

    Noções Introdutórias de Licitação e Contratos Administrativos – 30 horas

    Este curso apresenta os principais pontos da legislação referente a licitações e contratos celebrados pela Administração Pública, proporcionando informações básicas e introdutórias sobre o assunto. O curso aborda o conceito de licitação, os princípios da Administração Pública e das licitações, as fases do processo licitatório, os atos de dispensa e inexigibilidade, e as noções gerais sobre os contratos administrativos.

    Orçamento Público – 40 horas

    Com o objetivo da melhoria da gestão orçamentária, este curso busca desenvolver competências relacionadas aos principais temas orçamentários para aprimorar o trabalho na área e, também, aumentar a qualidade do gasto público e o fortalecimento do controle social. O curso é mais um fruto da parceria da Secretaria do Orçamento Federal (SOF) e da Enap.

    Para Fazer uma Exposição – 20 horas

    Entre as principais estratégias de comunicação em museus e espaços culturais está a exposição. Uma exposição se realiza no encontro entre visitante e objeto expositivo, ou, numa concepção mais abrangente e atual, entre a sociedade e seu patrimônio. Fazer uma exposição interessante torna esse encontro mais efetivo e marcante. Este curso tem o intuito de auxiliar os profissionais que trabalham em museus e outros espaços culturais a atingir esse objetivo, orientando quanto ao pensar, planejar e executar uma exposição.

    Provas no Processo Administrativo Disciplinar – 20 horas

    Esta é uma ótima oportunidade de qualificação para membros de comissões de Processo Administrativo Disciplinar (CPAD). O curso pretende instrumentar para a utilização adequada das diversas espécies de provas na fase instrutória do processo disciplinar. Umas das expectativas com o curso é minimizar a necessidade de instauração de novas comissões por nulidade processual.

    Planejamento Estratégico para Organizações Públicas – 40 horas

    O planejamento estratégico é uma ferramenta de administração que possibilita à gestão pensar no longo prazo da organização. Nesse curso, serão apresentadas noções básicas de planejamento estratégico, estimulando a reflexão sobre a importância de sua aplicação nas organizações públicas.

    Planejamento Governamental – 20 horas

    Espera-se que ao término do curso, o participante seja capaz de: - Realizar um planejamento estruturado, com base em princípios de eficiência, eficácia e efetividade, para embasar ações governamentais; - Definir políticas públicas; - Elaborar indicadores de situação e de meta, em contextos de gestão pública; - Utilizar ferramentas de apoio ao planejamento no aprimoramento da gestão pública.

    Políticas Públicas e Governo Local – 40 horas

    Desde a Constituição Federal de 1988, o papel dos municípios como parceiros do governo federal na implementação de políticas públicas tem se fortalecido. Apesar disso, a dinâmica da agenda de políticas públicas impõe novos marcos legais e instrumentos de planejamento que exigem constante atualização por todos os entes. Pensando nisso, este curso centra as atenções na cooperação com governos locais, refletindo o papel destes na diversificada agenda de políticas públicas e oferecendo espaço de aprendizagem para manutenção dos vínculos federativos e cooperação entre os diversos níveis de governo.

    Primeiros Passos para uso de Linguagem Simples – 8 horas

    Desenvolvido pela Enap, em parceria não onerosa com a jornalista e pesquisadora Heloísa Fischer, este curso tem o intuito de apresentar sete diretrizes para a produção de textos informativos com linguagem simples, que sejam mais fáceis de serem lidos e compreendidos pela maior parte das pessoas. A linguagem simples apresenta-se, ao mesmo tempo, como uma causa social e uma técnica de comunicação.

    Promoção dos Direitos das Pessoas em Situação de Rua – 30 horas

    O curso oferece uma formação alicerçada no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e adaptada aos contextos de atuação da rede intersetorial de atendimento e direitos para a População em Situação de Rua. Tem como objetivo capacitar a rede para criar, manter e melhorar os processos de atendimento e garantia de direitos para essa População.

    Proteção de Dados Pessoais no Setor Público – 15 horas

    Você aprenderá conhecimentos importantes sobre os processos e as medidas de segurança para tratar e proteger dados pessoais no setor público. O curso propõe esclarecer aos participantes os diversos pontos apresentados na lei.

    Sustentabilidade na Administração Pública – 28 horas

    Neste curso você aprenderá o que é um Plano de Logística Sustentável; conhecerá a fundamentação legal para a implantação das Compras Públicas Sustentáveis no Brasil e, ao final do curso, os servidores serão capazes de implementar e disseminar boas práticas de sustentabilidade nos órgãos públicos.

    Teletrabalho e Educação a Distância – 8 horas

    O desafio de transformação da realidade de trabalho está fazendo com que pessoas e organizações adaptem seus processos de trabalho. Pensando nisso, a Enap traz mais uma oportunidade de capacitação com este curso desenvolvido pelo CEPERJ, instituição parceria da EVG.

    Tratamento de Denúncias em Ouvidoria – 20 horas

    O curso Tratamento de Denúncias em Ouvidoria foi desenvolvido com o objetivo de estimular a construção de competências relacionadas ao recebimento e tratamento das denúncias pelas ouvidorias públicas, contribuindo para a qualificação dos agentes públicos que trabalham no combate à corrupção, bem como para o aprimoramento da Administração Pública.




  • Link de acesso a página SABERES

  • Catálogo Portal Saberes – Senado Federal


  • Cerimonial no Ambiente Legislativo – 40 horas

    A atividade do cerimonial vem se consolidando como uma atividade de suma importância no dia a dia de todas as organizações. No legislativo federal, estadual e municipal, o seu exercício é determinante para o bom andamento dos variados eventos que caracterizam a natureza do Parlamento, Assembleias e Câmaras Municipais. Por isso, é necessário que o profissional responsável ou envolvido com as atividades de cerimonial de uma casa legislativa estude, pesquise e se atualize sempre sobre o assunto.

    Conhecendo o Novo Acordo Ortográfico – 20 horas

    Esse curso apresenta ao aluno o contexto histórico e as regras do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

    Desenvolvimento de Equipes – 10 horas

    O curso de Desenvolvimento de Equipes fará com que o aluno reflita, com base na administração do tempo e da comunicação eficaz, sobre o desenvolvimento de uma equipe produtiva.

    Direito Administrativo para Gerentes de no Setor Público – 35 horas

    Mediante a apresentação de conceitos, características e aspectos jurídicos de um Contrato Administrativo, o curso tem por finalidade instruir o aluno ao ponto de saber reconhecer a importância da Gestão pública e seus principais elementos.

    Ética na Administração Pública – 40 horas

    Esse curso conceitua ética e cidadania e propõe uma reflexão sobre a importância dos temas para o indivíduo, o cidadão e a Administração Pública.

    Excelência no Atendimento – 20 horas

    Apresenta informações gerais a respeito do atendimento ao público sob a ótica da qualidade e da excelência.

    Gestão Estratégica com foco na Administração Pública – 40 horas

    Apresenta ao aluno os principais elementos da gestão estratégica na administração pública.

    Introdução ao Controle Interno – 40 horas

    O controle na vida cotidiana. História do desenvolvimento do controle. Definições. Características, princípios e tipologias. Normas constitucionais referentes a controles administrativos internos e externos. Noções de princípios, competências e funções do controle interno administrativo. Normas e leis específicas de controle interno administrativo. Conceito e aplicação dos controles internos primários.

    Introdução ao Direito Constitucional – 40 horas

    Apresenta ao aluno os diversos segmentos do Direito Constitucional através da interpretação dos dispositivos constitucionais.

    Introdução ao Orçamento Público – 40 horas

    Proporciona conhecimentos básicos para o entendimento do processo orçamentário no âmbito das Unidades da Federação e contribuir para o desempenho das atividades relacionadas a essa matéria no setor público.

    Lei de Acesso à Informação – 12 horas

    O curso visa capacitar os agentes públicos de órgãos da administração direta e indireta para atendimento das novas obrigações e diretrizes trazidas na Lei n.º 12.527/11.

    O Poder Legislativo – 40 horas

    O curso apresenta ao aluno fundamental papel do Poder Legislativo, no âmbito federal, na construção da moderna democracia. Além disso, tem como propósito traçar as principais características do Parlamento no decorrer da história política brasileira, demonstrando suas peculiaridades em cada época.

    O Poder Legislativo Municipal no Brasil – 20 horas

    O curso contribui na orientação dos vereadores de todo o País na missão de exercer o poder legislativo nos municípios, bem como informar aos cidadãos sobre as funções da vereança.

    Ouvidoria na Administração Pública – 20 horas

    Esse curso contribui para a formação de profissionais da área e demais interessados quanto aos fundamentos da Ouvidoria Pública e aspectos básicos relacionados à sua atuação.

    Ouvidoria no Ambiente Legislativo Municipal – 35 horas

    O curso conceitua ouvidoria, serve para conhecer seu desenvolvimento histórico, entender como funciona estruturalmente, assim como seus benefícios e suas funções. Entenderá como se dá o processo de relacionamento entre o público e as ouvidorias e os meios de comunicação utilizados para tal.

    Política Contemporânea – 60 horas

    O curso é concebido com o objetivo de apresentar as instituições políticas democráticas, sua evolução e funcionamento, no Brasil e no mundo

    Transparência Legislativa – 40 horas

    O curso servirá para capacitar o aluno a avaliar a aderência de órgãos públicos à legislação brasileira sobre transparência, especialmente os órgãos do Poder Legislativo.





  • Fundação Ulysses Guimarães


  • Curso "Gestores Públicos Municipais"

    Carga horária: 96 horas

    Inscrições:

    E-mail: karola.fugmt@gmail.com

    Telefone e WhatsApp: (65) 98467-6088

    Karola Viana - Coordenadora da Fundação Ulysses Guimarães em Mato Grosso






Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.