Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
18/04/2019
Vereador Dilemário protesta contra o cancelamento do Peixe Santo
O vereador Dilemário Alencar (PROS) usou a tribuna da Câmara Municipal, na sessão ordinária desta quinta-feira (18), para protestar contra a decisão da Prefeitura de Cuiabá de cancelar a realização da 28ª edição do programa Peixe Santo.

“Lamentável essa decisão da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura, pois o programa Peixe Santo é um importante programa social que era realizado há 27 anos na nossa cidade. Quero registar meu protesto, pois isso prejudica o consumidor de ter acesso a um peixe mais barato e o pequeno piscicultor, que vai ficar sem a renda que era propiciada pelo programa”, disse o vereador Dilemário.

O parlamentar também lembrou que a Prefeitura foi desmentida pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), após a Secretaria de Agricultura ter informado à imprensa que cancelou a realização do Peixe Santo por determinação do órgão fiscalizador.

“O Ministério Público emitiu uma nota à imprensa e publicou um vídeo no site da instituição explicando que o cancelamento foi uma decisão da própria prefeitura, visto que a Secretaria de Agricultura não cumpriu compromissos firmados em um Termo de Responsabilidade, onde se comprometia a adotar protocolos de segurança alimentar na comercialização do programa Peixe Santo, com pescado fresco em perfeito estado de consumo com registro de inspeção por órgãos de vigilância sanitária”, explicou o vereador.

O programa Peixe Santo foi instituído na gestão do ex-prefeito Dante de Oliveira com o objetivo de fomentar a venda do peixe, criado em viveiros, direto do pequeno piscicultor ao consumidor, em pontos espalhados em diversos bairros de Cuiabá. Desde então, toneladas de peixe eram vendidas durante a Semana Santa a preço mais acessível à população.

“O Peixe Santo já era uma tradição na nossa cidade. Ajudava a puxar o valor do quilo do peixe para baixo durante a Semana Santa. O comércio do pescado era feito em diversos pontos espalhados nos bairros e na região central da nossa cidade, facilitando a compra para milhares de consumidores a preços mais acessíveis que os praticados em supermercados e outros comércios”, pontou Dilemário.


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
22/04 - Vereadores derrubam parecer da CCJR em projeto que permite PIX nos ônibus
22/04 - Cezinha acompanha a execução de obras indicadas por ele em bairros da capital
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.