15/04/2009
Câmara comemora aniversário de criação do exército brasileiro
Secom CâmaraCbá - Luiz Alves
Sessão solene em comemoração ao dia do Exercito
A Câmara de Cuiabá realizou na manhã desta quarta (15), uma sessão especial em comemoração ao aniversário de criação do Exército Brasileiro. O evento que foi requerido pelo vereador Leve Levi (PP) e aprovado por maioria absoluta dos parlamentares, contou com a participação do general da brigada Guilherme Cals Theophilo, que durante a cerimônia também recebeu a ordem do mérito legislativo. Outros 40 representantes do exército entre tenentes, coronéis e cabos foram agraciados com moções de aplausos.

Ao fazer uso da palavra Leve Levi destacou a importância histórica do exército na abertura de estradas e nas telecomunicações, “Depois da histórica batalha vencida a muitos anos nos montes Guararapes em Pernambuco, eu jamais poderia deixar de comemorar junto à sociedade cuiabana esse aniversário de 361 de criação do Exército”.

A Banda do Exército tocou o Hino Nacional na Praça Pascoal Moreira Cabral, no momento em que as autoridades faziam o hasteamento das bandeiras e posteriormente tocaram o Hino do Exército. Além do homenageado, representantes da marinha e aeronáutica também participaram do evento.

História

Em uma batalha nos montes Guararapes, em Pernambuco, contra invasores holandêses em 19 de Abril de 1648, a força terrestre do Brasil forjou-se. Integrada por índios, brancos, negros e mestiços, cimentaram as bases da nossa nacionalidade.
Os momentos épicos ali vividos encerram profundo significado para o exercito.

Exercito e Forças armadas são Instituições nacionais constituídas pela sociedade brasileira para defender a Pátria como nação independente e soberana. Garantir a integridade territorial e a paz interna, bem como lhe assegurar a convivência pacifica e o respeito no cenário internacional.

Julia Munhoz

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues