12/04/2007
Relatório de cumprimento de metas fiscais é apresentado em audiência na Câmara
Secom CâmaraCbá/Fablício Rodrigues
José Carlos Carvalho Souza - Secretário Municipal de Finanças
O secretário de finanças do município, José Carlos Carvalho Souza apresentou na Câmara Municipal de Cuiabá, o relatório de cumprimento de metas fiscais do 3º quadrimestre. Conforme balanço orçamentário apresentado, o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), foi o segundo tributo com maior arrecadação no município, depois do ISSQN.

Conforme o secretário, no fim da administração anterior, Cuiabá teve arrecadação de 10,5 milhões, ao ano, referente à arrecadação de IPTU e em 2005, primeiro ano da gestão do prefeito Wilson Santos (PSDB), o valor arrecadado subiu para 13,610 milhões, 15,5 milhões em 2006 e 12,5 milhões, apenas com o pagamento da primeira parcela, pelos contribuintes, em 2007.

Para José Carlos, a capital mato-grossense tem condições de chegar, tranquilamente, a 18 milhões ao ano, apenas com arrecadação de IPTU. No entanto, destaca que o vertiginoso e desordenado crescimento da cidade, acaba por ser empecilho à arrecadação, da forma como deveria ocorrer.

Os populares “grilos”, que surgem constantemente e sem controle seria um dos principais fatores para o aumento de ruas e bairros que não cooperam financeiramente. Com isso, falta estrutura para que o município acompanhe o crescimento da cidade. “A máquina pública não tem como acompanhar esse crescimento, emplacar ruas que surgem a todo momento”, explicou.

Para ampliar a arrecadação, o secretário destacou que a campanha veiculada na mídia, referente ao IPTU, deverá continuar, para que os munícipes possam ser conscientizados quanto à importância do pagamento das segunda, terceira e quarta parcelas.

O presidente da Câmara, vereador Lutero Ponce (sem partido), recebeu das mãos do secretário, uma cópia do relatório. Para o presidente, a prestação de contas em plenário, aos vereadores é mais uma mostra da transparência da atual gestão, além de fortalecer a proximidade dos dois poderes (Executivo e Legislativo). “Com isso, quem ganha é a população”, reforçou Lutero.

Durante a apresentação do relatório o secretário respondeu a questionamentos dos parlamentares, referente a dúvidas sobre a prestação de contas.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Gleid Moreira

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Presidente da Câmara homenageia jovens contadores e tem trabalho reconhecido pelos colegas de profissão
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!