07/12/2018
EMPRESA CUIABANA: Abilio colhe assinatura para abertura de nova CPI na Câmara
Francinei Marans

Quatro assinaturas. Essa é a quantidade de vereadores que já assinaram o pedido de abertura de nova Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) representado por Abilio Junior (PSC), na sessão da Câmara de Vereadores dessa quinta-feira (06-12). Dessa vez o alvo das investigações é a Empresa Cuiabana de Saúde Pública, responsável por administrar o Hospital São Benedito, em Cuiabá.

De acordo com Abilio, durante a CPI da Saúde foram levantados diversos problemas que não foram possíveis apurar naquela ocasião. “Não tivemos tempo hábil para apurar tudo que foi surgindo durante as oitivas em que administração do Hospital São Benedito foi citada, pois não era objeto específico daquela CPI. Eram novas informações que, se aprofundássemos, protelariam as investigações naquele momento, pois a CPI tinha prazo certo para ser concluída”, explicou Abilio, enfatizando que essas questões pontuais são graves e que precisam ser apuradas. “Por isso vemos a necessidade de uma outra CPI para investigar essas questões”, completou.

Para o parlamentar devem ser apurados se os valores pagos pelos medicamentos e serviços estão em conformidade com os que foram ofertados, pois houve uma auditoria interna que apontou que mais de R$ 8 milhões foram desviados pela Empresa Cuiabana no período de um ano, pela gestão de 2017 pagamento ilegal de verba indenizatória dispensa de licitação sem observar os critérios legais suspeita de direcionamento de contratos firmados pela Secretaria de Saúde para a Empresa Cuiabana e que essa prática estaria sendo articulada para o novo Pronto Socorro de Cuiabá falta de operacionalidade do setor de hemodinâmica e crimes de dano ao erário, ingerência política, corrupção, improbidade administrativa, dentre outros assuntos correlacionados.

Até o momento o pedido conta com a assinatura dos respectivos vereadores: Abilio Junior, Felipe Wellaton (PV), Ricardo Saad (PSDB) e Diego Guimarães (PP). Para a abertura da CPI são necessárias nove assinaturas.

DANA CAMPOS
Reportagem