11/09/2018
Pequenos produtores de São Vicente pedem socorro à Câmara Municipal
Brunna Maria - CMC
Na Tribuna Livre do Legislativo, na manhã de hoje (11), a convite do vereador Paulo Melo, lideranças comunitárias da região rural da Serra de São Vicente expuseram as dificuldades que têm enfrentado para transportar a produção de hortigranjeiros, por causa das estradas deficitárias, quase inexistentes. Pontes estão quebradas e, seja na seca ou no período chuvoso - segundo descreveram - nenhum veículo consegue transitar pelas comunidades Mata-Mata, Córrego do Ouro, Santo Antônio da Fartura, Bigorna, etc..

Trata-se de um problema que eles enfrentam há décadas, 27 anos, disseram, protelado por conta de impasse levantado acerca de qual município essas comunidades pertencem. O vereador Paulo Melo afirmou ter levantado, junto à Secretaria de Planejamento, que as referidas comunidades estão integradas ao município cuiabano.  Ele ainda adiantou a urgência de serem realizados serviços de reparos na malha viária da região, algumas praticamente isoladas durante o período chuvoso.

“Eles {produtores} precisam de apoio para produzir e comercializar os hortifrutigranjeiros que abastecem Cuiabá e outras cidades próximas. Têm esbarrado em diversos entraves, a exemplo de estradas em péssimas condições, além da ausência de patrulha mecanizada e outros métodos, francamente facilitadores do processo produtivo. Mas já fizemos encaminhamentos junto ao deputado Ezequiel Fonseca, simpatizante do setor agrícola, para que esses problemas possam ser solucionados o quanto antes. Na condição de policial rodoviário federal, tenho acompanhado de perto o esforço desses nobres produtores no dia a dia. Não tem sido nada fácil, posso garantir”.

Produtores: “Estamos abandonados e queremos sensibilizar as autoridades”

O presidente da Associação de Produtores Rurais do Córrego do Ouro, Nadir Moreira, enfatizou que sequer a escola pública tem funcionado regularmente. “Por vezes, ela permanece mais de 60 dias fechada, pois não há a mínima condição de tráfego do ônibus escolar. Os alunos ficam prejudicados com isso, e, aos poucos, aquela unidade vai assumindo ar de autêntico abandono. De há muito é um imóvel sem qualquer utilização, já necessitando de reforma. É muito triste isso”.

Nadir ainda reiterou que a região produtiva da Serra de São Vicente carece de tudo, conclamando uma atenção maior por parte do Poder Executivo. “Somando-se às estradas, típico “tabuleiro de pirulitos”, tamanha a quantidade de buracos, também enfrentamos persistente isolamento com referência à absorção de novas práticas que poderiam estar sendo aplicadas na produção de hortifrutigranjeiros. Ou seja: não é oferecido nenhum suporte tecnológico no setor agrícola aos produtores daquela região. Carecemos dessa assistência técnica, importante para melhorar a qualidade dos produtores e obter mais lucros com nosso trabalho”.

Outra liderança comunitária, Jean Parreira, da comunidade Santo Antônio da Fartura, lamentou que o descaso “seja tônica imperante quando o assunto envolve a exigência de atenção maior das autoridades aos reclames dos pequenos produtores rurais da região de São Vicente”. Ele observou que a serra é, reconhecidamente, um grande núcleo produtor de hortifrutigranjeiros do município cuiabano, e, por isso, deveria merecer investimentos sucessivos por parte do Poder Público. “A produção é dificultada por vários fatores, e a desmotivação dos pequenos produtores implica também em saber que suas famílias não usufruem da mínima qualidade de vida”.

João Carlos de Queiroz/Secretaria de Comunicação Social - CMC