13/07/2018
Sintep de Cuiabá enumera os pleitos da categoria durante votação da LDO/2019
João Carlos de Queiroz
Secretária-geral da subsede do Sintep de Cuiabá, Helena Maria Bortolo
Votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias mobilizou hoje (13) participação de órgãos diversos nas galerias do Plenário. Representantes do Sintep - Sindicato dos Trabalhadores na Educação Pública também marcaram presença no Legislativo da capital

A secretária-geral da subsede do Sintep de Cuiabá, Helena Maria Bortolo, também presente hoje (13) na galeria do Plenário do Legislativo para acompanhar a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias/2019, disse que o setor educacional tem muitas expectativas em relação à LDO. "Estivemos participando de Audiência Pública relativa à Educação, oportunidade em que abordamos - respaldados pelos vereadores da situação e da oposição, juntamente com as secretarias de Educação, Orçamento e Planejamento - a necessidade de que a próxima Lei Orçamentária tenha recursos para garantir reajustes acima da inflação. Até porque temos uma proposta de Lei Orgânica, que deverá ser encaminhada pelo prefeito, agora em agosto, para aprovação".

Conforme a sindicalista, estão inclusos nessa Lei Orgânica significativos direitos que vão valorizar os trabalhadores da Educação.  "Há necessidade que a Lei Orçamentária de 2019 tenha esses recursos para valorização da categoria.  Portanto, na votação da LDO, a Comissão de Educação e Orçamento apresentou uma proposição de emenda, dispositivo que garante a valorização dos trabalhadores da Educação para o ano de 2019".

Bortolo também explicou que o Sintep tem se mobilizado para não permitir que os servidores da área educacional sejam penalizados por perdas inflacionárias crescentes e tenham seus direitos podados gradualmente no desempenho da profissão. Salientou que a Educação é um dos setores-chaves da sociedade, alicerce para construção de avanços progressistas que possam ser pensados e efetivados em segmentos distintos. Segundo expôs, valorizar permanentemente o trabalhador da Educação é mais do que um dever de qualquer gestor: "É uma atribuição atrelada a encargos de justa visibilidade social", pontuou.

A presente mobilização do Sintep, na sua opinião, é justamente para que os servidores da Educação não fiquem à deriva de correções anuais no âmbito orçamentário, corrigindo-se distorções salariais. "O objetivo é sensibilizar os gestores para que oficializem o conjunto de reivindicações do funcionalismo da Educação. A maioria delas resulta de entraves verificados no desempenho rotineiro das diversas funções delegadas, muitos prejudiciais ao desempenho desejado pelos profissionais. Daí estarmos em campanha para que os todos vereadores somem conosco, aprovando a emenda apresentada pela Comissão de Educação e Orçamento desta Casa de Leis", sintetizou.

Helena Maria Bortolo também informou que os educadores já se encontram em campanha salarial. "Julho é a data-base da categoria dos trabalhadores da Educação na rede municipal de ensino. Recentemente, aprovamos, em assembleia-geral, o percentual de 7,6%, incluindo a inflação de 3,53%, apontada pelo IBGE. E protocolizamos {na Secretaria Municipal de Educação} esse pleito. A partir de agora entramos no debate com o secretário Alex e o prefeito municipal, Emanuel Pinheiro. Esperamos que o gestor municipal possa atender o reajuste significativo para os trabalhadores da educação no município, o que significa valorização de quantos militem nesse setor na capital".

João Carlos de Queiroz/Secretaria de Comunicação Social - CMC