Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
05/06/2018
"Sinto-me feliz em poder estar aqui hoje", afirma médico que atende no ambulatório do Legislativo
Assessoria de imprensa
Não há quem se sinta desconfortável quando é atendido no setor de saúde da Câmara Municipal, oficialmente denominado "Núcleo Assistencial e Ambulatório Médico Dr. Ciríaco Fortunato". Isso porque os profissionais clínicos e técnicos da área médica, ali lotados, conseguem repassar imediata confiança aos colegas servidores que sinalizam sentir algum incômodo. Grande parte dos pacientes se queixa de tonturas e mal-estar ao serem atendidos. Geralmente, segundo explanou o médico João Leopoldo Baçan, isso pode ser decorrente das oscilações da pressão arterial, ocasionadas por vários fatores: artérias entupidas, medicamentos ingeridos em excesso, estresse e até mesmo falta de alimentação. "Para se ter um diagnóstico preciso, é imperioso que o servidor faça uma bateria de exames, não fique apenas nos paliativos para baixar a pressão ou ter alívio quando sente dor de cabeça ou outra dor qualquer. Um dos cuidados que todos deveriam seguir é em relação a dietas: é preciso fazê-las sem alquebrar o equilíbrio funcional do corpo, que exige nutrientes para ter a energia necessária. Dieta a bel prazer, sem critérios específicos, não funciona: deve ser sempre acompanhada por especialistas nutricionistas. Caso contrário, é uma opção perigosa, pois ocasiona males físicos, ao invés de ser auxiliar da saúde".
 
Dr. João Leopoldo Baçan, cacerense de 34 anos, é casado com Michele Baçan, com quem tem duas filhas. Ele reside há anos em Cuiabá, cidade que diz ser hoje seu "torrão querido, a exemplo da terra natal". Orgulhoso, recorda que quase não acreditou quando viu o resultado do concurso público instituído pelo Legislativo e sua classificação vitoriosa. "Fiquei perplexo, era uma vaga apenas para médico. E eu consegui o 1º lugar, quanta honra, inacreditável! Era tudo que queria. Anteriormente à realização do concurso, julgava ser impossível conseguir a vaga. Fiz por fazer, mal acreditando que daria certo, como efetivamente aconteceu. De agora em diante, meu foco é fazer especialização na área de Auditoria e Perícias Médicas. Também sou servidor de carreira (auditor) no município de Cuiabá, Secretaria de Saúde".
 
Conforme exposição feita pelo médico, seu trabalho na Câmara Municipal (segunda-feira à quinta) é desempenhado com muita tranquilidade. "Primeiro, precisamos gostar daquilo que fazemos, senão dá tudo errado. Eu me sinto muito bem quando estou atendendo no ambulatório, ou quando ando pelas dependências do Legislativo, converso com meus colegas e instruo para que se dirijam ao ambulatório para uma consulta. É comum todos comentarem que sente alguma coisa estranha. Então, recomendo cuidados especiais, acompanhamento médico. E muitos se dirigem até lá, atendem o meu conselho. Isso já é ponto positivo: porque, ao agirem assim, preventivamente, as pessoas podem estar se livrando de um mal maior. Saúde, convenhamos, é questão de atenção constante, regra mundialmente recomendável".
 
João Leopoldo Baçan disse que optou por ser médico por visualizar na profissão uma maneira efetiva de auxiliar os seres humanos. "É uma coisa que vem desde o berço, não há nem como explicar direito. A gente já desponta vontade de ser algo desde os primeiros anos de vida. Também aconteceu comigo: a Medicina estava lá, impôs essa escolha... Escolha acertadíssima, devo ressaltar, posto que sinto muita satisfação, felicidade total, em estar hoje numa área que sonhava em poder trabalhar. Realização que nem todos alcançam, infelizmente. Pois entre o desejo de ser e conseguir ser surgem muitas barreiras. É preciso que você tenha uma abnegação gigantesca, senão irã sucumbir a meio caminho, e vai deixar pra trás a série de sonhos que poderiam tê-lo tornado uma pessoa 100% feliz e realizada. O homem só se sente completo a partir do instante em que consolida suas aspirações, seja no âmbito familiar ou profissional. Estou incluído entre aqueles que comemoram o sonho de felicidade alcançado a cada manhã!".
 
João Carlos de Queiroz/Secretaria de Comunicação Social CMC


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
24/04 - Vereadora Maysa convida oftalmologista para abordar conscientização da cegueira
23/04 - Cirurgias eletivas são pauta de reunião entre vereadores e secretário de saúde de Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.