21/02/2018
JOSUÉ DA COSTA: Há um "bombeiro" de plantão na Câmara Municipal de Cuiabá
JCQ - Gabinete do Vereador Dr. Xavier
JOSUÉ DA COSTA
Muitos servidores públicos são detentores de aplausos pela dedicação extremada à causa profissional. Impõem a si mesmos, no dia a dia, atribuições que poderiam passar ao largo de suas responsabilidades comuns. Reside justamente aí o diferencial entre esses servidores e os demais {efetivos e/ou prestadores de serviço em órgãos públicos e no setor privado}.  Também são responsáveis pelas divisas de sucesso nos lugares em que prestam atuação amorosamente confessa, pois fazem do trabalho uma ponte de lazer primorosa. O servidor Jusoé da Costa, 56 anos, integra-se a esse seletivo elenco de brilhantismo profissional nas dependências da Câmara Municipal de Cuiabá.

Lotado na área de manutenção, o incansável cuiabano Josué não para de transitar pelos corredores do Legislativo, determinado a resolver pequenos ou grandes impasses nos sistemas hidráulico, elétrico e em outras áreas em que for requisitado. Não usufrui de folgas e feriados, informando que seu trabalho exige plantão permanente. Quando em casa, seu celular é a sirene de convocação emergencial para ele entrar em campo e resolver algum problema em setores distintos da Casa de Leis. "O importante é estarmos vigilantes e 100% disponíveis".

Durante o recesso parlamentar, por exemplo, quando o prédio da Câmara ficou praticamente vazio, Josué assumiu funções de restaurador e pintor de paredes. Sempre com bom-humor e atenção redobrada. Trabalhar - fica explícito para quem dialoga com ele alguns minutos - se tornou uma das essências primordiais dos seus objetivos de vida. Deixa entrever isso francamente, simplicidade sem disfarces.

"Não sou do tipo que gosta de viajar, visitar lugares paradisíacos, praias, etc. São lugares propícios a confusão. Prefiro mais as coisas rústicas, acampamentos, pescarias. Dispomos de várias opções aqui pertinho. O Pantanal é um dos meus lugares prediletos. Sempre que posso, estico o corpo numa rede por lá", diz.

Casado com dona Adenir Costa Queiroz, Josué reside há anos na Avenida Ipiranga, uma das vias centrais da capital. Orgulha-se do harmônico convívio com a esposa e com os filhos William e Joselinton,  "família organizadamente feliz" - descreve.  E complementa seus sentimentos ao afirmar que nenhum homem consegue ser realmente realizado se não tiver a família como base. "Família é o esteio do ser humano. Recorremos a ela quando as coisas se tornam nebulosas.  A família está prontamente receptiva a nos estender mãos solidárias de apoio, essenciais à reconstrução de forças que sequenciarão nossa luta diária".

- Qual é seu sonho existencial? - pergunta direta ao responsável pela manutenção do Parlamento Municipal. Josué pensa um pouco antes de responder, intrigado sobre suas próprias dúvidas. Mas logo sorriu amplo e disse com ênfase: "Ser milionário, ganhar na Megasena! É meu sonho, e, acredito, sonho de quase todos os brasileiros. Quem não quer ficar rico?" - indagação de expectativa esperançosa.

JCQ - Gabinete do Vereador Dr. Xavier