15/09/2017
Campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio é lei na capital
Ednei Rosa - Câmara Municipal de Cuiabá

O vereador Ricardo Saad (PSDB) é autor da lei de nº 6.182, que institui no calendário oficial do município de Cuiabá, a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio denominada SETEMBRO AMARELO, que deverá ser realizada, anualmente, durante o mês de setembro. Com objetivo de orientar a população a respeito da prevenção do suicídio.

O movimento Setembro Amarelo tem por finalidade conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos. Os dados mostram que a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo, segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata um brasileiro a cada 45 minutos.

Segundo Saad, o objetivo da campanha SETEMBRO AMARELO é alertar a população a respeito da realidade do suicídio tanto em Cuiabá, no Brasil e no mundo, discutindo e mostrando as formas de prevenção dessa situação trágica.

Para ele, falar de suicídio é uma forma de quebrar o tabu sobre o tema, onde estudos sobre prevenção de suicídio apontam que falarmos sobre sinais de alerta e onde buscar ajuda é essencial para diminuir o número de mortes.

A programação do “Setembro Amarelo” deverá ser constituída de palestras, debates, seminários e audiências públicas, esclarecimentos, propagandas publicitárias e campanhas com distribuição de folhetos informativos e explicativos, além de ações de rua, caminhadas, e abordagens em locais públicos.

Da assessoria de imprensa/Vereador Ricardo Saad.

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues