23/03/2017
Projeto da Secretaria de Cultura, apoiado por Abílio, pretende dar nova proposta de uso aos viadutos em Cuiabá
Assessoria de Gabinete do Vereador
Vereador Abílio Junior e Grafiteiro Babu 78
Atrativos para caminhabilidade como, grafite, artesanato, exposição de artes plásticas, feirinha de frutas, água de coco e açaí. Essas foram algumas das sugestões dadas pelo vereador Abílio Junior (PSC) para vitalizar a área sob o viaduto do Despraiado, como forma de melhorar a vivência dos espaços públicos, em Cuiabá.

A ideia surgiu após reunião realizada nessa terça-feira (21-03), na Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá, na qual foi tratado sobre o projeto ‘Cidade Viva’, desenvolvido pela pasta. Esse projeto tem como propósito utilizar espaços abertos, movimentados e estratégicos para fomentar a arte do grafite, considerada como arte de rua.

Conforme o diretor de eventos da Secretaria, Willian Dias Neto, o projeto pretende ocupar as áreas dos viadutos da Capital - Av. Miguel Sutil, Av. Fernando Correa e Av. do CPA. O primeiro a receber o projeto será o viaduto do Despraiado. “Esses locais vão receber uma iluminação especial, que vai dar um destaque maior para as imagens expostas pelos grafiteiros”, disse Willian.

Segundo o coordenador geral de Ação Cultural da Secretaria, Fábio Piu-piu, o projeto deverá reunir entre três a dez artistas grafiteiros e ressalta ainda: “Nosso intuito é dar amplitude a esse trabalho, desenvolvido por esses artistas. É uma forma de descriminalizar a imagem desse tipo de arte”, disse Fábio.

Após a reunião, uma equipe técnica da secretaria, na companhia do vereador Abílio e do grafiteiro Babu 78, esteve no viaduto do Despraiado, estudando as viabilidades de execução dos trabalhos e formas de a população utilizar o local como mais um espaço de lazer, cultura e entretenimento na cidade.

“O apoio que o vereador sempre deu para nosso trabalho, junto com essa iniciativa da Prefeitura, é muito bom, porque é uma maneira de termos espaços para mostrar nosso trabalho. E como são locais com bastante fluxo de pessoas, isso vai dar maior visibilidade a nossa arte”, avaliou Babu 78, destacando o incentivo que o vereador Abílio tem dado ao grafite, que cedeu espaço no Centro Geodésico da América do Sul, onde está situada a Câmara de Vereadores, para esse tipo de arte.

“Acho muito importante fomentar esse tipo de arte, que dá vida a esses ambientes cinzentos. Temos artistas renomados aqui na nossa cidade, com exposição em programas de rede nacional, sendo uma forma de valorizá-los. Além de ser uma maneira de descriminalizar essa arte, muitas vezes criticadas por alguns, que desconhecem o efeito artístico e harmônico que ela possibilita”, disse Abílio.

Dana Campos

Fotos Relacionadas