07/04/2016
Vereador Néviton propõe instituição da Comenda Educador Carlos Reyes Maldonado
Assessoria de Gabinete
Vereador Néviton e Carlos Maldonado (lado superior esquerdo)
O vereador Néviton Moraes (PRTB) propôs na Câmara de Cuiabá, o Projeto de Resolução que institui a “Comenda Educador Carlos Reyes Maldonado”, destinada a homenagear pessoas físicas ou jurídicas que tenham se destacado em ações na área da ‪‎educação.

De acordo com a proposta do projeto, a outorga deverá ser entregue anualmente em Sessão Especial, na última semana do mês de outubro, quando se comemora o ‪‎Dia do Professor (dia 15). O Projeto está em análise, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Cuiabá.

Segundo o vereador Néviton, o objetivo desta homenagem é destacar ações relevantes na educação, associando o nome de Maldonado, que foi uma referência nesta área dentro do Estado. “Maldonado contribuiu muito com suas ideias e ações, sempre voltadas à melhoria da educação pública de qualidade, tanto em Cuiabá como no Mato Grosso todo”.

Sobre Maldonado

Carlos Reyes Maldonado era bacharel em direito pela Universidade de São Paulo (USP) e, ao retornar à cidade de Cáceres, ingressou, em 1986, como professor de Ciências Sociais, na Fundação Centro Universitário de Cáceres (FCUC). Em 1989, foi eleito pela comunidade acadêmica para o cargo de Coordenador do Centro Universitário, período em que se deu a criação da Fundação Centro de Ensino Superior de Cáceres (FCESC).  À época, priorizou, entre outras ações, o projeto de expansão regionalizada da universidade, em consórcio com as prefeituras municipais. Tais políticas foram cruciais para a criação do campus de Sinop e dos campi de Alta Floresta, Pontes e Lacerda, Alto Araguaia, Nova Xavantina e Nova Luciara. Foi Maldonado quem viabilizou junto ao Governo do Estado e à Assembleia Legislativa, o primeiro concurso público para o magistério superior e o primeiro Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos Docentes da Unemat, efetivando o início do enquadramento dos professores.  Ele foi o primeiro reitor eleito e um dos idealizadores da Unemat, criada a partir do Instituto de Ensino Superior de Cáceres. Quando assumiu a Universidade, em 1994, a instituição possuía quatro cursos e atuação em uma única cidade, mas quando renunciou ao segundo mandato eletivo, a Unemat já contava com campi em 12 cidades e 43 cursos, numa área de cobertura de cerca de 90 municípios. Além disso, Carlos Maldonado publicou vários livros e comandou a pasta da Educação no Estado, entre 1996 e 1998, e em Cuiabá, entre os anos de 2001 e 2004. Carlos Alberto Reyes Maldonado morreu aos 54 anos, em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral 30 de janeiro de 2016.

Assessoria de Gabinete do Vereador Néviton
Contato de Gabinete (65) 3617-1533